-
Gabarito. C
Não achei conteúdo para fundamentar, desculpe-me.
-
Racks (Raque) - são construídos especialmente para acomodar peças longas e estreitas, como tubos, vergalhões, barras, tiras etc. Podem ser montados sobre rodízios, permitindo seu deslocamento para junto de determinada área de operação. Os racks são fabricados em madeira ou aço estrutural.
FONTE: Administração de materiais (uma abordagem logística)- Marco Aurélio P. Dias
-
Pallets- estrados que possibilitam o empilhamento das cargas, maximizando a utilização do espaço cúbico do almoxarifado. Podem ser de madeira, metal, papelão ou plástico
Prateleiras- podem ser de aço ou de madeira. As de aço possuem maior durabilidade. Têm a propriedade de alocarem materiais de dimensões variadas.
Containers- caixas metálicas retangulares, destinadas ao transporte de intermodal de mercadorias.
Caixas ou gavetas- são ideiais para armazenagem de materiais de pequenas dimensões, como pregos, porcas,parafusos.
Fonte: Administração de Recursos Materiais e patrimoniais para concursos. Renato Fenili.3ªedição
-
gabarito Letra C
-->As principais técnicas de estocagem de materiais são:
1. Carga unitária.
2. Caixas ou gavetas.
3. Prateleiras.
4. Raques.
5. Empilhamento.
6. Contêiner flexível.
Raques
O raque (do inglês rack) é construído para acomodar peças longas e estreitas, como tubos, barras, tiras, vergalhões, feixes, etc. Pode ser montado em rodízios para facilitar o deslocamento. Sua estrutura pode ser de madeira ou de aço.
-
No livro do Dias, em pontos distintos, ele denomina essa estrutura como raque ou cantilever (aparentemente é a mesma coisa).
No livro do Viana ele fala que para tubos, feixes e coisas do tipo são utilizados os cantilevers. Ele define raque como outra coisa.
Assim fica complicado...
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas técnicas de armazenagem de materiais. Neste caso, marquemos a alternativa que contém a técnica que completa a lacuna do enunciado.
Segundo Chiavenato (2005), são técnicas de armazenagem:
- Carga unitária.
- Caixas ou gavetas.
- Prateleiras.
- Raques.
- Empilhamento.
- Contêiner flexível.
Em que:
- Carga unitária: trata-se de um conjunto de cargas contidas em um recipiente formando um todo único quanto à manipulação, armazenamento ou transporte.
- Prateleiras: é uma técnica que se destina a estocar materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas.
- Raques: é feito para abrigar peças longas e estreita, como por exemplo, tubos, tiras, vergalhões, feixes etc.
- Caixas ou gavetas, conforme o próprio Chiavenato (2005, p.127) "é a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões como parafusos, arruelas, alguns materiais de escritório, como lápis, canetas esferográficas etc."
- Empilhamento: é uma variante da estocagem de caixas para aproveitar ao máximo o espaço vertical. As caixas ou pallets são empilhados uns sobre os outros, obedecendo a uma distribuição equitativa de cargas. É uma técnica de estocagem que reduz a necessidade de divisões nas prateleiras, já que, na prática, forma uma grande e única prateleira.
- Contêiner Flexível: é uma espécie de saco feito com tecido resistente e borracha vulcanizada, com um revestimento interno que varia conforme seu uso. É utilizado para estocagem e movimentação de sólidos a granel e de líquidos, com capacidade que pode variar de 500 a 1.000 quilos. Sua movimentação pode ser feita por meio de empilhadeiras ou guinchos.
Vendo algumas das técnicas, podemos concluir que o enunciado remete aos raques. Logo, a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.