-
Tipos de Inventários
Existem dois tipos de inventários: os inventários gerais e os inventários rotativos.
1. Inventários gerais: são efetuados no final do exercício fiscal da empresa, br~m~:el1:do a totalidade dos itens de estoque de uma só vez. Pelo volume de feitas, eles demandam algum tempo, exigindo a paralisação de cada área inventariada" Não permitem reconciliações ou ajustes, nem a análise das causas das divergências entre o estoque das FEs e o estoque realmente contado.
2. Inventários rotativos: são efetuados através de uma programação mensal, envolvendo determinados itens de material a cada mês. Com a menor quantidade de itens, esse tipo de inventário não exige a paralisação da área inventariada e permite condições de análise das causas das discrepâncias entre o registrado e o real, bem como melhor controle. Os itens de classe A são programados para serem inventariados três vezes a cada ano, os de classe B são inventariados duas vezes ao ano, enquanto os de classe C são inventariados apenas uma vez ao ano. É óbvia a superioridao < Ide dos inventários rotativos sobre os inventários gerais"
CHIAVENATO (2010)
-
Inventário Físico – a realização de inventários físicos realizados periodicamente, tem por objetivo comparar a quantidade física e quantidade contabilizada em registros específicos, a fim de eliminar as discrepânciasque possam existir, entre os valores contábeis, dos livros e dos que realmente existem em estoque.
Inventário Geral – é elaborado no fim de cada exercício fiscal de cada empresa, abrangendo a contagem física de todos os itens existentes de uma só vez. Geralmente durante este tipo de operação, faz-se necessário a interrupção do processo operacional (“fechado para balanço”).
Inventário Rotativo – é feito no decorrer do ano fiscal da empresa, sem qualquer tipo de parada no processo operacional concentrando-se em cada grupo de itens em determinados períodos (diário / semanal / quinzenal / mensal ).
Fonte: CHIAVENATTO,Idalberto.
-
GABARITO: LETRA B
Inventário Rotativo
Inventário Rotativo é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. Este processo exige que o estoque seja contado em uma frequência pré-determinada (diária, semanal, mensal), sendo assim organizada em períodos cíclicos que acontecerão de acordo com a demanda de cada negócio.
Inventário Periódico
A contagem de um inventário periódico é realizada no final de um período determinado pela empresa. Os objetivos são: atualizar as informações do sistema de estoque, elaborar demonstrativos financeiros e corrigir eventuais falhas humanas.
Inventário Geral
Tem por principal objetivo a elaboração de demonstrativos financeiros. Ele não é um requisito legal, porém é uma exigência dos acionistas e contadores da empresa.
Normalmente, a realização do Inventário Geral exige a interrupção das operações do armazém e da fábrica, pois o inventário físico corresponde à contagem de todos os estoques da empresa, validando o físico versus o registrado.
FONTE: https://institutobrasillogistico.com.br/2018/01/25/conceito-importancia-e-tipos-de-inventarios/
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os inventários. No caso em apreço, devemos marcar a alternativa que contém o tipo descrito no enunciado.
A seguir teremos os conceitos devidamente apresentados, segundo Chiavenato (2005, p.134 e 135).
A - incorreta. Arrumação física: os itens a serem inventariados deverão ser adequadamente arrumados, agrupando itens iguais, identificando-os com os respectivos cartões, desimpedindo os corredores para facilitar a movimentação, isolando os itens que não serão inventariados de maneira a facilitar os trabalhos de contagem, permitindo um trabalho mais rápido e inteligente de contagem.
B - correta. Inventários gerais: são efetuados no final do exercício fiscal da empresa, abrangendo a totalidade dos itens de estoque de uma só vez. Pelo volume de feitas, eles demandam algum tempo, exigindo a paralisação de cada área inventariada". Não permitem reconciliações ou ajustes, nem a análise das causas das divergências entre o estoque das fichas de estoques e o estoque realmente contado.
C - incorreta. Inventários rotativos: são efetuados através de uma programação mensal, envolvendo determinados itens de material a cada mês. Com a menor quantidade de itens, esse tipo de inventário não exige a paralisação da área inventariada e permite condições de análise das causas das discrepâncias entre o registrado e o real, bem como melhor controle.
D - incorreta. Cartão de inventário: também chamado ficha de inventário, constitui o meio de registro de contagem de cada item. O cartão de inventário pode ser impresso em diferentes cores para identificar os vários tipos de estoque e pode ter partes destacáveis para até três contagens do mesmo item.
E - incorreta. Balanço mensal = Receitas do mês - Despesas do mês
Podemos concluir, portanto, que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
-
A) à arrumação física.
- arrumação adequada
- agrupamento -> itens iguais
- isolação -> itens não inventariados
B) ao inventário geral.
- final -> exercício fiscal
- totalidade estoque -> uma só vez
- paralisação/área
- não permitem -> reconciliações/ajustes
C) ao inventário rotativo.
- programação mensal
- itens menores
- análises causas -> discrepâncias
D) ao cartão de inventário.
- registro -> contagem item
- diferentes cores
- ind. -> tipos estoque
E) ao balanço mensal.
- BM = Receitas(mês) - Despesas(mês)