SóProvas


ID
2480416
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social

Marque a alternativa que compreende a atuação do Assistente Social na Justiça da Infância e da Juventude e na Justiça de Família.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ser anulada pois tanto a B quanto a E estão corretas pois o enunciado solicita a assertiva que COMPREENDE a atuação do Assistente Social na JIJ e JF, tendo em vista as atribuições do profissional e seus instrumentais temos por conseguinte:

    Segundo Martinelli e Kounrowyon instrumental é o conjunto articulado de instrumentos e técnicas que possibilitem a operacionalização das ações profissionais, ou seja, atuação profissional.Que o instrumento é a estratégia ou a tática por meio da qual se realiza a ação e a técnica é a habilidade no manejo do instrumento.

    "Dada a sua condição de instrumento, a visita domiciliar situa-se dentre os meios de trabalho, estes, por sua vez, integram o processo de trabalho".

     Segundo Silva e Moura (2016) "ao referir-se à visita domiciliar no âmbito do judiciário, afirma que seu uso deve ser criterioso e ressalta a sua importância na medida em que 'o assistente social consegue aproximar-se do vivido e do cotidiano do usuário, observando as interações familiares, a vizinhança, a rede social e os recursos institucionais mais próximos' (segundo Simone Regina Medeiros da Silva (2001)"  (SILVA e MOURA, 2016, pg 112)

    Desta forma a B está completamente correta, pois o profissional que atua nas instâncias jurídicas pode adotar como instrumental técnico-operativo visitas domiciliares e institucionais para realização de estudos sociais.

    Ainda considerando o documento parâmetros para atuação do Assistente Social no Poder Judiciário: "No tocante às atribuições do serviço social no Judiciário, os dados do levantamento realizado pelo Conjunto CFESS-CRESS apontam as seguintes:-

    a) Perícia e acompanhamento

    • estudos sociais/perícia social;

    • atendimento e orientação ao público;

    lém disso esse documento preconiza que a principal demanda solicitada aos A.S. são estudos sociais, perícias sociais, laudos e pareceres que subsidiam as decisões dos magistrados e este processo necessita de conhecimento in loco, isso torna correta B. Podemos ainda adicionar que esse instrumental COMPREENDE a atuação de Assistentes Sociais em qualquer esfera de atuação, bem como também o mencionado na E.

    Ainda segundo BATTINI (2001) pg 8 "O instrumental técnico operativo é definido, escolhido, selecionado a partir de finalidades, pois são destas que determinam o modo de atuar e a escolha por alternativas"

    Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico - subsídios para reflexão - Conselho Federal de Serviço Social - CFESS - Brasília (2014)

    LAVORATTI, Cleide e COSTA, Dorival (Org.)- INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS NO SERVIÇO SOCIAL 

    MARTINELLI, M.L. e KOUMROUYAN, E. Um novo olhar para a questão dos instrumentais técnicooperativos em serviço social. 

    BATTINI, Odária -A questão da instrumentalidade do Serviço Social

  • Estamos junto Adri!Você fez esta prova também do TJ PR?Eu marquei a B também.... Não recorri, mas acredito que tenham recorrido...

  • Eu acho que a B está errada por causa desse verbo ADOTAR (aderir). Pois " a realização de visitas domiciliares e institucionais para a elaboração de estudos sociais" já é um instrumental do assistente social. 

    Foi a minha interpretação. 

     

  • A questão foi de fato ANULADA no gabarito oficial, pois acredito que tanto a B como a E estavam corretas, como já colocado pelas colegas.

     

    Agora vamos aos erros possíveis das outras alternativas, no meu ver:

    Letra A: o AS não trabalha diante da natureza PSICOLOGICA como apresentado.

    Letra C: a aplicação de medidas é de competencia da autoridade judiciária, no caso o profissional pode até sugerir em parecer social.

    Letra D: A medida de proteção é direcionada às próprias crianças e aos adolescentes. 

     

    Espero ter ajudado, bons estudos. :)