SóProvas


ID
2482459
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Teoria Hipodérmica surgiu no período entre as duas guerras mundiais. Segundo ela, a propaganda é capaz de unir grandes massas em torno de ideais comuns, sendo que os meios de comunicação seriam capazes de direcionar as pessoas para praticamente qualquer direção desejada pelo comunicador. Este fenômeno seria semelhante à aplicação de pequenas doses de morfina sob a pele de uma pessoa para mantê-la numa determinada condição de consciência (daí o nome “hipodérmica”). Um dos principais autores que contribuiu para elaborar esta teoria a superou com o desenvolvimento de um modelo que passou a considerar o contexto em que ocorreu a comunicação (Quem → Diz o quê → Em que canal → A quem → Com que efeito). Esse autor foi o

Alternativas
Comentários
  • Letra b) estadunidense Harold Lasswell: o autor rompeu com a Teoria Hipodérmica, analisando não só os efeitos, mas também o conteúdo das mensagens. Criou o Modelo de Lasswell: Quem? Diz o quê? Em que canal? Para quem? Como que efeito? (Com a resposta a tais perguntas, a mensagem era caracterizada como completa).

  • letra b

    Após a Teoria Hipodérmica surgiu o Modelo de Lasswell - “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”.

     

    McLuhan:  “Aldeia Global” - “os meios de comunicação são extensões do homem”.

     

    Jürgen Habermas:  "Escola de Frankfurt" - "teoria crítica da sociedade".

     

    Uma das mais célebres teorias da comunicação foi proposta pelo linguista Roman Jakobson (1896-1982). Coube a ele desenvolver uma teoria e método de crítica literária para narrativas e poesia conhecido como formalismo. Ao transferir esse aparato teórico para o estudo da linguagem, criou o estruturalismo linguístico. As ferramentas (a metáfora é intencional) para compreender a linguagem consistiam em separar a linguagem em elementos ou fatores e estabelecer suas respectivas funções.

    https://ensaiosenotas.com/2014/11/16/funcoes-da-linguagem-e-a-construcao-do-sentido-para-jakobson/

     

    A Escola Francesa surgiu em 1960, no Centro de Estudos de Comunicação de Massas (CECMAS) dentro da Escola Prática de Alto Estudos, em que os teóricos Georges Friedmann, Edgard Morin e Roland Barthes participaram e criaram a revista Communications. Por esse grupo reflexivo passaram também Julia Kristeva e Christian Metz.

    http://literacomunicq.blogspot.com/2010/04/escola-francesa.html