3.6.1 Coagulação e floculação
Após a chegada da água bruta, no canal de Parshall é realizada a adição do coagulante. Geralmente os reagentes são aplicados por via úmida, ou seja, o composto granulado é dissolvido em água e aplicado contando-se os ml/mim para se controlar a floculação. Quadro 5 – Produtos utilizados na coagulação.
Coagulantes Auxiliares de Coagulação Alcalinizantes Sulfato de Alumínio Argila Óxido de Cálcio Sulfato Ferroso Polieletrólitos Cal Hidratada Cloreto Férrico Sílica Ativada Soda Cáustica Sulfato Férrico Carbonato de Sódio Alumina de Sódio
A coagulação tem por objetivo transformar as impurezas que se encontram em suspensão fina, estado coloidal e dissolvidas, em partículas que possam ser removidas pela decantação (sedimentação) e filtração. Esses aglomerados gelatinosos se reúnem produzindo os flocos (floculação). As águas de superfície geralmente contêm cor e turbidez em quantidade e proporção variadas. A remoção dessas características é feita com adição de coagulantes que formam um precipitado insolúvel gelatinoso, o qual absorve a matéria em suspensão formando flocos pesados que sedimentam nos decantadores. Os coagulantes são substâncias capazes de produzir hidróxidos insolúveis que englobam as impurezas.
http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/manualcont_quali_agua_tecnicos_trab_emetas.pdf