Um padrão moiré é um padrão de interferência criado, por exemplo, quando duas grades apresentam movimento relativo entre si em referência a um observador, gerando um determinado padrão por meio de franjas. Com este padrão de interferência conseguimos determinar perfil, deformação de objetos e o movimento de um objeto qualquer.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Padrão_moiré
Aliasing é o efeito em forma de serra que se cria ao desenhar uma reta inclinada em um computador. Uma vez que a divisão mínima num monitor é de píxeis, surge o aparecimento dos "dentes" da serra ao longo da reta desenhada.
Considera-se aliasing também como pixels fora das margens estabelecidas. Por exemplo, o processo de pintura de uma circunferência e a tinta sair da margem estabelecida.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anti-aliasing
"Existem dois efeitos principais que provocam esse tipo de distorção. O primeiro deles é conhecido como aliasing e acontece sempre que uma câmera digital com poucos pixels tenta capturar um padrão regular. Isso faz com que a frequência do padrão seja interpretada erroneamente pela máquina.
Outro efeito popular e que é responsável pela criação de ondas indesejáveis é o Padrão Moiré (pronuncia-se moarrê). Esse acontece quando duas grades com padrões regulares são sobrepostas e apresentam movimento relativo entre si. Na fotografia, uma das grades é um componente da própria máquina: é como se o sensor CCD da câmera e o padrão a ser fotografado não entrassem em consenso sobre o que está representado na horizontal e o que está na vertical. Assim, o resultado é uma interferência que pode acabar arruinando fotografias que tinham um potencial muito grande."
https://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/18207-por-que-algumas-fotos-ficam-com-efeito-de-onda-.htm