SóProvas


ID
2484820
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Sobre o fato gerador dos tributos, assinale a alternativa que apresenta a definição INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Art. 43. O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:

    B) Art. 19. O imposto, de competência da União, sobre a importação de produtos estrangeiros tem como fato gerador a entrada destes no território nacional

    C) Art. 23. O imposto, de competência da União, sobre a exportação, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados tem como fato gerador a saída destes do território nacional

    D) ERRADO: Zona urbana = IPTU = Municipal e; Zona Rural = ITR = União
    Art. 32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município

    bons estudos

  • Zona Urbana - IPTU - Competência MUNICIPAL

    Zona Rural - ITR - Competência da UNIÃO

  • a) CORRETA

    O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica. 

    Art. 43 do CTN - Renda (produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos); Proventos de qualquer natureza (acréscimos patrimoniais não cmpreendidos no conceito de Renda). Sendo o fator gerador para sua aplicação é a disponibilidade Econômica (salário bruto)

     b) CORRETA

    O imposto, de competência da União, sobre a importação de produtos estrangeiros tem como fato gerador a entrada destes no território nacional. 

    É o que define o art. 19 do CTN, sendo que o CTN traça normas gerais, cabendo à legislação ordinária instituir o tributo.

    c) CORRETA

    O imposto, de competência da União, sobre a exportação, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados tem como fato gerador a saída destes do território nacional. 

    Art. 23 a 28 do CTN + Art. 213 do Dec. 6.759/2009 

    Art. 213.  O imposto de exportação tem como fato gerador a saída da mercadoria do território aduaneiro (Decreto-Lei nº 1.578, de 1977, art. 1º, caput). 

    Parágrafo único.  Para efeito de cálculo do imposto, considera-se ocorrido o fato gerador na data de registro do registro de exportação no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX)

     d) INCORRETA

    O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana e rural do Município. 

    Bem explicado pelos demais colegas.

     

    DEUS SALVE O BRASIL

  • Art. 43. O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:

    Alguém pode me esclarecer o que vem a ser essa disponibilidade jurídica?

  • A disponibilidade econômica decorre do recebimento do valor que se vem a acrescentar ao patrimônio do contribuinte. 

    disponibilidade jurídica decorre do simples crédito desse valor, do qual o contribuinte passa a juridicamente dispor, embora este não lhe esteja nas mãos.

     

    Retirei de uma postagem de CHIARA MACIEL - Q293412

  • Para responder essa questão o candidato precisa conhecer a literalidade de alguns dispositivos do CTN. Feitas essas considerações, vamos à análise das alternativas.

    a) Trata-se da transcrição do art. 43, do CTN. Correto.

    b) Trata-se da transcrição do art. 19, do CTN. Correto.

    c) Trata-se da transcrição do art. 23, do CTN. Correto.

    d) A alternativa transcreve o art. 32, CTN, incluindo que o imóvel pode estar localizado na zona rural, o que a torna errada. Incorreto.

    Resposta do professor : Alternativa D.