-
Nossa, alguem me explica isso?
-
Pela dependência funcional acima, A pode ser a nossa única chave primária, já que, B e C são dependentes de A.
2FN = eliminar dependência parcial da chave primária, normalmente acontece quando temos chave primária composta, ou seja, formada por duas ou mais colunas (atributos).
Tendo A como chave primária, não haveria dependência parcial, mas sim, transitiva definida por B→C o que não estaria na 3FN - eliminando-se as opções C, D e E.
Vale lembrar que dependência transitiva (3FN) acontece quando há relação de dependência entre atributos não chaves, sendo justamente o que está acontecendo entre os atributos B e C, ao escolhermos A como a nossa única chave primária.
-
Não teria que informar qual atributo é chave para responder isso?
-
A→B = A determina B
B→C = B determina C
A→C = A determina C (Propriedade de Transitividade)
* Se o A determina todos os outros elementos, logo ele é a Primary Key
** Porém, em B→C o C depende de um atributo não chave, caracterizando a Dependência Transitiva, o que entra em conflito com a 3FN.
-
A dedução realizada na alternativa diz respeito à propriedade da transitividade. Essa propriedade é usada como base para definir se uma relação está ou não na 3FN. Como as formas normais são cumulativas, iremos aplicar a 3FN somente naqueles modelos já normalizados até a 2FN.
-
Poderia até estar na fnbc. Mas só dá pra afirmar que está na segunda.
Como a 1fn não tem a ver com dependência funcional, não dá pra garantir nem a 1. Mas dá pra relevar.
-
Poderia até estar na fnbc. Mas só dá pra afirmar que está na segunda.
Como a 1fn não tem a ver com dependência funcional, não dá pra garantir nem a 1. Mas dá pra relevar.
-
Gabarito: B
>Primeira Forma Normal (1FN): NÃO é baseada em dependência funcional. É baseada na presença somente de atributos atômicos, então devem ser analisados os atributos em separado e não a relação entre eles.
Atributos Simples ou Atômicos: São os atributos que não são divisíveis. Como por exemplo, o atributo CPF, este não pode ser dividido em mais atributos.
>Segunda Forma Normal (2FN): não podemos ter dependências parciais. Se A, B forem a chave composta de uma tabela, então não podemos ter nenhum atributo não chave que dependa somente de A ou somente de B.
>Terceira Forma Normal (3FN): não podemos ter dependências transitivas. Não podemos ter A → B, B → C e A → C, desde que C não seja chave candidata ou subconjunto de qualquer chave.
>Forma Normal de Boyce-Codd: todo determinante deve ser chave. Para cada dependência funcional X → A, X é uma superchave.
Neste vídeo, o professor explica a questão: Link: https://www.youtube.com/watch?v=R2osZxvGMgg, min.38:00
-
Eu fiz de outro jeito. Tipo se a relação está na FNBC, então ela está na 3FN, que por sua vez está na 2FN e, por fim, estaria na 1FN. Daí, se a resposta fosse:
- o item E, os itens B e C estariam também certos
- os itens C e D, o item B também estaria certo
Ai ficou os itens A e B. Essa transitividade é o que se elimina na 3FN, restando a opção B.