SóProvas


ID
2486698
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Seria muito difícil prever, no início de 1929, que após a presidência relativamente tranquila de Washington Luís surgiria uma forte cisão entre as elites dos grandes estados. Mais ainda, que essa cisão acabaria por levar ao fim da República Velha.”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.


O trecho acima faz alusão ao processo político que antecedeu a “Revolução de 1930”. Este movimento revoltoso gerou mudanças em muitas regiões do território nacional. Acerca das consequências desse evento no estado de Goiás, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • letra e

     

  • Gabarito: E


    Comentário:

    a) Os eventos não tiveram ressonância no estado.

    Item ERRADO. Os eventos tiveram ressonância sim! Embora sem raízes próprias em Goiás, foi importada para o Estado com o apoio da classe dominante descontente, e não se operou diretamente no campo social, mas no campo político com a derrubada das oligarquias locais do poder. 

     

    b) Recrudesceu a influência de todas as oligarquias locais.

    Item ERRADO.  O verbo Recrudescer significa: tornar-se mais intenso; exacerbar-se, aumentar. Ou seja, aconteceu o oposto de recrudescer.

     

     c) Gerou a eleição democrática do interventor Pedro Ludovico.

    Item ERRADO.  Ele NÃO foi eleito, Pedro Ludovico foi escolhido diretamente e nomeado interventor federal no estado em 1930 até 1933 pelo presidente Getúlio Vargas. Eleito propriamente dito, apenas em 1935 até 1937 como Governador de Goiás.

     

    d) Reforçou o controle político estadual da família caiado. 

    Item ERRADO. O povo goiano estava frustrado com a política que havia tendo nos últimos anos, já que a família Caiado não saia do poder manipulando a máquina eleitoral; Surgindo assim uma força opositora chamada de Aliança Liberal do Estado de Goiás. 

    Tal Aliança foi primeiramente comandada pela coluna de Pedro Ludovico Teixeira e Arthur Bernardes, para lutar contra o domínio oligárquico no Estado. Com o movimento armado, as oligarquias foram depostas (controlavam o Estado por décadas) e assim passou a assumir o poder às dissidências goianas.


     

  • Questao boa que derruba muita gente!!

  • não entendi se falava da revoluçao de 30 ou antecedente a ela, pq se fosse antecedente era Caiados, e se falasse da revolução de 30 era Pedro Ludovico, na confusão marquei a errada sabendo qual era a certa!

  • questão fácil para quem está estuando, mas o examinador estava querendo aparecer, ao colocar esse termo (Recrudesceu) para uma prova de um cargo básico como esse.

  • Em 24 de outubro, foi determinada a sua remoção para a cidade de Goiás, mas durante o percurso veio a notícia da vitória da revolução. Assim, Pedro Ludovico chegou ao destino não mais como prisioneiro, mas para assumir a liderança de um movimento vitorioso e o governo provisório do estado. Depois de se comunicar com Camilo Chaves, chefe revolucionário no Triângulo Mineiro, juntou-se a outros companheiros, e ocupou o palácio do governo. A chegada da coluna mineira chefiada por Carlos Pinheiro Chagas possibilitou que os revoltosos goianos entrassem em contato com o estado-maior da revolução, que determinara a formação em todos os estados de juntas governativas compostas por três membros. Em Goiás, em 27 de outubro, foram escolhidos, Pedro Ludovico, o desembargador Francisco Emílio Póvoa e o juiz de direito Mário de Alencastro Caiado.

    GB E

    PMGO

    NUNCA DESISTA.

  • Pedro Ludovico. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (). Um dos líderes da , em Goiás, foi nomeardo interventor federal no estado (1930-) e governador de  a , foi responsável direto pela mudança da capital de  para .

  • Letra E.

    a) Errado. A revolução de 30 ecoou em Goiás.

    b) Errado. Vargas enfraqueceu as velhas famílias tradicionais.

    c) Errado. Pedro Ludovico não foi eleito democraticamente, foi indicado por Vargas.

    d) Errado. A família caiado saiu de cena na década de 30.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães

  • LETRA E: Pedro Ludovico não foi eleito democraticamente.

    Ao chegar ao poder com a Revolução de 1930, Getúlio Vargas iniciou

    um projeto de interiorização do desenvolvimento denominado Marcha

    para o Oeste, que pretendia deslocar o eixo de desenvolvimento também

    para essa região, uma vez que o progresso estava concentrado apenas

    no Leste litorâneo e no Sul. Um dos primeiros passos foi construir uma

    cidade planejada nessa região. Dessa forma, Getúlio apoiou Pedro

    Ludovico, seu aliado, na proposta de mudança da capital do estado de

    Goiás, de Goiás Velho para Goiânia, liberando uma verba de 5 mil contos

    de réis para a realização da obra.

    Como o progresso de Goiânia foi muito grande, e poderia ser maior

    ainda, se Brasília logo fosse construída. Os goianos passaram a

    pressionar para que as obras começassem. Porém, logo após, o Brasil

    entrou na II Guerra Mundial, e o sonho acabou adiado, mais uma vez.

    Brasília não era uma das metas previstas na Marcha para o Oeste

    mas acabou complementando os objetivos da Marcha, que era a

    interiorização do desenvolvimento.

  • GABARITO/E

     Pedro Ludovico assumiu a liderança de um movimento vitorioso e o governo provisório do estado. Em 21 de novembro, foi nomeado interventor no estado de goiás...

  • Significado de recrudescer. Transformar em algo ou alguém mais intenso: tornar-se mais forte, exacerbar. Reviver os sintomas mais intensos e alarmantes da doença; agravar-se.

  • Em Goiás, a Revolução de 1930 foi marcada pela transição oligárquica. Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado interventor federal por Vargas, em novembro de 1930, em uma disputa que contava com Mário Caiado e Domingos Neto Velasco, dentre outros. O nome de Pedro Ludovico ganhou evidência principalmente por causa dos seguintes fatores:

    Sua combatividade à ordem anterior; e

    Às afinidades que seu concunhado, o médico mineiro Diógenes Magalhães, mantinha com o presidente Vargas.

    Resposta: E