SóProvas


ID
2487217
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um órgão público recebeu novas atribuições institucionais e reformulou seu planejamento estratégico. A partir dessa nova orientação, foram redefinidos a missão, a visão e os objetivos organizacionais, foram mapeadas as competências individuais e foi identificado o gap de competências a serem desenvolvidas. O mapeamento evidenciou que os funcionários, de forma geral, precisam desenvolver capacidades, ou atributos de competência, relativas a: iniciativa; noções de direito administrativo e atualização de redação em português.

Tendo em vista o tipo de capacidade a ser desenvolvida, seriam capacitações adequadas:

Alternativas
Comentários
  • Coaching pra ensinar portugues e direito ??  kkkkkkk

  • Aff.. essa FGV viaja demais, gente! Da ate raiva

     

  • Os professores não comentam questões de gestão de pessoas não QC??

     

  • vamos indicar para comentário!!!

  • VALEI-ME

  • Coaching para melhorar a iniciativa;

    treinamento a distância para melhorar o conhecimento em direito administrativo ;

    treinamento em sala de aula para atualização de técnicas de redação . 

     

    Questão sem maior dificuldade ! 

     

     

  • comentários do QC, com raras exceções, não acrescentam nd...

  • LETRA D

     

    Falou em desenvolver capacidades lembrei de coach

     

    Q629876 Na administração contemporânea, a gestão de pessoas deixou de ser vista como a definição de recompensas adequadas e/ou punições merecidas. Cada vez mais, ela envolve processos de aconselhamento que buscam levar o trabalhador, especialmente jovens administradores, a desenvolver seu potencial de trabalho e suas capacidades. Uma prática que atende a essas preocupações e está sendo cada vez mais adotada nos últimos tempos, inclusive na área de serviços de informação, é : b) o coaching.

  • Pessoal,

     

    Essa questão é mais simples do que a galera tá fazendo parecer.

    Vamos lá, temos 3 competências que precisam ser adquiridas: (I) iniciativa; (II) noções de direito administrativo e (III) atualização de redação em português.

    Vamos analisar uma a uma, de acordo com as alternativas.

     

    (I) Iniciativa:

    Me parece que esta é uma competência comportamental. Será que é possível adquirir iniciativa através da leitura de livros? (Pode até ser que sim, mas não é o "normal"). Letra B tá fora.

     

    (II) noções de direito administrativo:

    Passa bem longe de ser uma competência comportamental. Acredito que todos concordem. Portanto, letras B, C e E estão fora.

    Ainda tem mais um detalhe: são apenas noções. Não é um conteúdo aprofundado. Desta forma, dá para inferir que um curso à distância já seja suficiente.

     

    (III) atualização de redação em português.

    Mais uma vez, passa bem longe de ser uma competência comportamental. Desta forma, letra A está fora.

  • A PROFESSORA DE GESTÃO, APENAS LER A QUESTÃO E DIZ A RESPOSTA, SEM EXPLICAR.... 

  • Acho que faltou o RESPECTIVAMENTEFGV

  • Mesmo que a questão da FGV não fale "respectivamente", SEMPRE pense assim, em sequência. Assim não erra mais!

    Bons estudos!!

  • Conforme eu tinha te avisado, mais uma questão da FGV nesse estilo de “melhores técnicas de capacitação para o aprendizado de determinadas competências”. Perceba que aqui temos que desenvolver uma atribuição comportamental (capacidade de iniciativa) e 2 (dois) conteúdos teóricos (direito administração e redação). Passemos à análise dos itens:

    a) Errado. A atribuição em projetos pode oferecer, caso bem implementada, o desenvolvimento de habilidades, como o trabalho em equipe, capacidade de decisão, melhoria na comunicação etc., mas não aprendizados teóricos como conhecimentos de redação.

    b) Errado, já que habilidades comportamentais não se adquirem com leitura de livros, e sim com a prática. Além disso, não se aprende direito administrativo com técnica de capacitação práticas, como a simulação, e sim teóricas, como em sala de aula, leitura de livros etc.

    c) Errado. O aprendizado de direito administrativo deve ser um aprendizado teórico que desenvolva conhecimentos, e o coaching desenvolve comportamentos.

    d) Correto. O coaching é uma técnica de orientação por um profissional, visando a transformação dos aspectos comportamentais e o incentivo ao seu crescimento profissional. No Coaching a pessoa será auxiliada a planejar, estabelecer metas e prazos em busca de resultados desejados. Orienta tanto em aspectos pessoais como profissionais e o foco está no curto prazo e no cotidiano, trazendo impulso ao aperfeiçoamento contínuo no trabalho atual. Como o foco está no desenvolvimento de comportamentos, pode ser aplicado eficazmente no crescimento da capacidade de iniciativa. Já os treinamentos à distância ou em sala de aula são utilizados para conhecimentos teóricos, como os citados pela questão (direito administrativo e redação), diferenciando-se apenas pela presença do tutor ou instrutor no mesmo ambiente ou à distância.

    e) Errado, pois a participação em projetos pode desenvolver habilidades como a iniciativa, comunicação, trabalho em equipe etc., mas não conhecimentos teóricos, como o aprendizado de direito administrativo.

    Gabarito: D

  • Coaching é o coringa do T&D.

  • Vamos analisar as capacidades que precisam ser desenvolvidas, de acordo com o enunciado: iniciativa; noções de direito administrativo e atualização de redação em português.

    - Iniciativa: Pode ser aprimorada no cargo atual, por meio da técnica de coaching, que consiste na preparação, orientação e incentivo para a transformação de determinados aspectos do indivíduo por parte dos gerentes.

    - Noções de Direito Administrativo: Quanto ao uso (ou objetivo), esta capacidade requer técnicas orientadas ao conteúdo, enfatizando o aprendizado de informações. São exemplos de técnicas de conteúdo: leitura, instrução programada, instrução assistida por computador. 

    - Atualização de redação em português: Similar ao aprendizado de direito administrativo, a atualização de redação em português também possui um viés mais conteudista. Dessa forma, requer técnicas orientadas ao conteúdo, enfatizando o aprendizado de informações, como leitura, instrução programada e instrução assistida por computador. 

    Feita esta análise, vamos verificar as alternativas:

    Alternativa A: Errado. A participação em simulações se mostra adequada para aumentar a capacidade de ter iniciativa. O treinamento em sala de aula é adequado ao ensino de direito administrativo, porém, a atribuição de projetos não é eficaz para aumentar a capacidade de redação.

    Alternativa B: Errado. Apenas a leitura de livros não é suficiente para aumentar a iniciativa, que requer uma abordagem mais prática, atitudinal. A participação em simulações não é adequada ao ensino de direito administrativo. O treinamento a distância pode ser eficaz no ensino de redação, pelo seu viés conteudista.

    Alternativa C: Errado. A atribuição de projetos pode ser uma forma de aumentar a iniciativa, porém coaching não é eficaz no ensino teórico de direito administrativo e sim na orientação para mudança comportamental. Por fim, a leitura de livros e artigos seria adequado ao ensino de redação em português. 

    Alternativa D: Certo. Coaching é adequado ao aumento da iniciativa. O treinamento a distância é eficaz do aprimoramento das noções de direito administrativo, bem como o treinamento em sala de aula, é adequado ao ensino de redação em português.

    Alternativa E: Errado. Psicoterapia não é uma técnica de treinamento. A atribuição de projetos possui abordagem prática e não seria eficaz no aumento das noções de direito administrativo, que exige um viés conteudista. A leitura de livros e artigos seria adequado ao ensino de redação em português.

    Gabarito: D