Os códigos de retorno do servidor sempre têm três dígitos e cada dígito tem um significado especial. O primeiro dígito indica se a resposta é boa, ruim ou incompleta:
1xx - Resposta Preliminar Positiva
A ação solicitada está sendo iniciada; espere outra resposta antes de prosseguir com um novo comando. (O processo do usuário enviando outro comando antes da resposta de conclusão violaria o protocolo; mas os processos do servidor FTP devem enfileirar quaisquer comandos que cheguem enquanto um comando anterior estiver em andamento.) Esse tipo de resposta pode ser usado para indicar que o comando foi aceito e o processo do usuário pode agora prestar atenção às conexões de dados, para implementações em que o monitoramento simultâneo é difícil. O processo servidor-FTP pode enviar no máximo uma resposta 1xx por comando.
2xx - Resposta de conclusão positiva
A ação solicitada foi concluída com sucesso. Uma nova solicitação pode ser iniciada.
3xx - Resposta intermediária positiva
O comando foi aceito, mas a ação solicitada está sendo suspensa, aguardando o recebimento de mais informações. O usuário deve enviar outro comando especificando essa informação. Esta resposta é usada em grupos de sequências de comando.
4xx - Resposta de conclusão negativa transitória
O comando não foi aceito e a ação solicitada não ocorreu, mas a condição de erro é temporária e a ação pode ser solicitada novamente. O usuário deve retornar ao início da sequência de comandos, se houver. É difícil atribuir um significado a "transitório", particularmente quando dois sites distintos (processos servidor e usuário) precisam concordar com a interpretação. Cada resposta na categoria 4xx pode ter um valor de tempo ligeiramente diferente, mas a intenção é que o processo do usuário seja incentivado a tentar novamente.
5xx - Resposta de conclusão negativa permanente
O comando não foi aceito e a ação solicitada não ocorreu. O processo do usuário é desencorajado de repetir a solicitação exata (na mesma sequência). Mesmo algumas condições de erro "permanentes" podem ser corrigidas, portanto, o usuário humano pode querer direcionar seu processo de usuário para reiniciar a seqüência de comando por ação direta em algum momento no futuro (por exemplo, após a ortografia ter sido alterada ou o usuário alterou seu status de diretório.)
6xx - Resposta protegida
O introduziu o conceito de respostas protegidas para aumentar a segurança nas comunicações via FTP. As respostas 6xx são mensagens protegidas codificadas em que servem como respostas a comandos seguros. Quando decodificadas adequadamente, essas respostas se enquadram nas categorias acima.