Para desempenhar suas funções vitais, produtivas e reprodutivas, animais precisam de nutrientes em quantidade e qualidade compatíveis com seu peso corporal, estado fisiológico, nível de produção e fatores ambientais aos quais estão expostos.
O aumento da produção deve ser acompanhado pelo aumento da oferta de energia fermentescível no rúmen, visando multiplicação de microrganismos e incremento de proteína degradável no rúmen.
Os híbridos do gênero Cynodon têm merecido destaque pela boa produtividade e pelo elevado valor nutritivo. Recentemente, foi selecionado o híbrido tifton 85 (Cynodon spp.), cruzamento do capim-tifton 68 (Cynodon nlemfuensis Vanderyst) por apresentar alta produção de MS, elevado valor nutritivo e rápida taxa de crescimento, além de colmos finos, o capim-tifton 85 pode ser utilizado para produção de feno e de silagem.
O sorgo se destaca pela possibilidade de se cultivar a rebrota, cuja produção pode atingir até 60% da obtida no primeiro corte. Além disso, possui maior tolerância à seca e ao calor e não é utilizado na alimentação humana. O sorgo possui MS em torno de 30% a 33%.
O uso de pré-secado de capim-tifton associado à silagem de sorgo apresenta uma boa alternativa de volumos para ser oferecida a bovinos.