SóProvas


ID
2488684
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

João deseja mandar para Pedro um arquivo com informações bastante sensíveis, e pede sua ajuda para definir qual algoritmo criptográfico deve ser usado para obter o máximo de confidencialidade possível, com base no conhecimento atual sobre as vulnerabilidades desses algoritmos e o tamanho ideal de suas chaves frente ao poder computacional hoje disponível.

O algoritmo que melhor atende a esses requisitos é:

Alternativas
Comentários
  • a) DES: chave efetiva de 56 bits (+8 paridade)

    b) RSA: varia entre 512 a 2048 bits

    c) WEP: tamanho de chave de 128 bits. Porém não atende pois trata-se de um sistema que podese quebrar facilmente

    d)  AES: utiliza chaves de 128, 192 e 256 bits. É seguro

    e) SHA é um hash e não serve para confidencialidade

  • Gabarito D

    Estritamente falando, o AES não é exatamente o Rijndael (embora na prática possam ser permutados) já que o Rijndael suporta uma maior gama de tamanhos do bloco e da chave. O AES tem um tamanho de bloco fixo em 128 bits e uma chave com tamanho de 128, 192 ou 256 bits, enquanto o Rijndael pode ser especificado com chaves e tamanhos de bloco de qualquer múltiplo de 32 bits, com um mínimo de 128 bits e um máximo de 256 bits.

    A chave é expandida usando-se o escalonamento de chaves do Rijndael. A maioria dos cálculos do AES é feita em um corpo finito próprio.

    O AES opera sobre um arranjo bidimensional de bytes com 4x4 posições, denominado de estado (as versões do Rijndael com um tamanho de bloco maior têm colunas adicionais no estado). Para criptografar, cada turno do AES (exceto o último) consiste em quatro estágios:

    1. AddRoundKey- cada byte do estado é combinado com a subchave própria do turno (RoundKey); cada subchave é derivada da chave principal usando o algoritmo de escalonamento de chaves.

    2. SubBytes- é uma etapa de substituição não linear onde cada byte é substituído por outro, de acordo com uma tabela de referência.

    3. ShiftRows- é uma etapa de transposição onde cada fileira do estado é deslocada de um determinado número de posições.

    4. MixColumns- é uma operação de mescla que opera nas colunas do estado e combina os quatro bytes de cada coluna usando uma transformação linear.

    O turno final substitui o estágio de MixColumns por um novo estágio de AddRoundKey.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Qual o problema da alternativa B? Teoricamente o RSA deveria ter mais confidencialidade que o AES, visto que não há necessidade de troca de chave secreta.

  • Acho que o grande X da questão é a frase: "e o tamanho ideal de suas chaves frente ao poder computacional hoje disponível"

    Sabemos que o algorimo RSA é muito mais lento e custoso na hora de criptografar e descriptografar arquivos grandes (apesar da questão não ter dito o tamanho do arquivo). Já o AES é muito mais rápido nesta tarefa, mantendo um nível alto de confidencialidade.

    Achei essa questão um pouco falha na sua elaboração, mas acredito que esse foi o raciocínio de quem fez a questão.
     

  • "e o tamanho ideal de suas chaves frente ao poder computacional hoje disponível"

    Por isso marquei a letra B ->  RSA. Pois é chave assimetrica, então tem um chave pra criptografar e outra pra descriptografar.

    Já o EAS é chave simétrica, só tem uma chave, tanto pra criptografar como descriptografar.

     

    Alguém mais pensou igual eu??

  • Resposta Letra D.

     

    Complementando os comentários...

    Justificativa para não ser considerada a letra B

    " A discussão então recai em qual é o tamanho seguro para o módulo usado no RSA? Ainda de acordo com Christof Paar muitas aplicações utilizam módulos de 1024 bits porém hoje em dia acredita-se que será possível fatorar números desta magnitude em 10-15 anos e a agências de inteligência podem ser capazes de fazê-lo ainda mais rápido, já que tipicamente empregam as maiores autoridades em criptografia do mundo. Portanto, já é aconselhado utilizar parâmetros de RSA da ordem de 2048-4096 bits para uma segurança mais duradoura."

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RSA