SóProvas


ID
2488780
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na reportagem “Balança Comercial fecha 2016 com o maior superávit desde 1980”, publicada no Jornal Valor Econômico, no dia 02/01/2017, destaca-se o seguinte trecho:

“O desempenho histórico da balança comercial em 2016 se deve a uma queda menor nas exportações do que nas importações”.

A partir desse trecho, é correto concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Errado, não podemos afirmar isso pois nao sabemos o desempenho das contas capial e financeira, se elas superares às transações correntes, entao teremos um BP deficitário.

    B) os dados fornecidos no enunciado só permitem avaliar a balança comercial de 2016, e não a de 2015

    C) Não necessariamente, pode ocorrer superávit em balança comercal concomitantemente com um déficit em transações correntes e um déficit em conta capital e financeira

    D) CERTO, ao assumirmos que houve superávit na BC, estamos supondo que Exportação > Importação, ambos avaliados a FOB

    E) Só podemos dizer que a poupança externa foi negativa se as transações corretes forem negativas

    bons estudos

  • Sobre a "letra e" e o comentário do Renato, sempre muito bons por sinal, acredito que rolou um equivoco, pois quando a poupaça externa estiver negativa isso significa que houve um superávit nas Transações Correntes e não um déficit ( negativas ). 

     

    É isso mesmo ? 

     

     

  • Errei pq levei o conta o resultado da balança comercial. Ocorre uma poupança externa negativo quando o saldo do balanço de transações correntes é positivo, e não simplesmente o saldo da balança comercial.=/

    Corrijam-me se estiver errado.

  • a) Não podemos afirmar isso! É fato que superávit na balança comercial contribui para o saldo das Transações Correntes ser positivo. Mas pode não ser suficiente. Se as outras contas das TC tiverem um saldo somado negativo superior ao superávit comercial, as TC terão saldo negativo também. Enfim, lembre sempre porque as bancas insistem bastante: o saldo de um componente contribui para o saldo do grupo, mas não o determina.

    No caso das alternativas, mesmo que a balança comercial seja positiva, isso não significa que o saldo em TC será positivo, pois ainda temos que considerar a conta de serviços e as rendas primária e secundária.

    b) Não temos elementos suficientes para afirmar isso. Sabemos apenas que melhorou. Mas não necessariamente tivemos déficit em um ano e superávit no outro. O saldo poderia ter sido positivo em 2015 e ter melhorado ainda mais em 2016, ora.

    c) Não há relação! A balança comercial faz parte das Transações Correntes. As contas capital e financeira não são compostas por ela.

    d) Perfeito! Free on board é o termo usado para designar exportações e importações livres dos custos de fretes e seguro. E é assim que computamos no balanço de pagamentos. Estes custos com transporte vão lá na conta de serviços. Por isso, se temos superávit na balança comercial, é exatamente porque as exportações free on board superaram as importações free on board.

    e) A poupança externa é negativa quando o saldo das Transações Correntes é positivo. Mas não sabemos seu saldo. Sabemos apenas o saldo de um de seus componentes, a balança comercial.

    Resposta: D