SóProvas


ID
2489779
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística

Considerando o Procedimento Operacional Padrão na coleta de sangue em locais de crime, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Suportes móveis são aqueles que podem ser transportados para o laboratório na sua totalidade, não é o caso de um carro;

    b) É isso mesmo;

    c) Similar ao item "a", não tem cabimento transportar um sofá para um laboratório por causa de uma pequena mancha de sangue, nesse caso é recordada a parte do tecido manchada; quando for possível os itens devem sim ser transportados na sua totalidade;

    d) Uma embalagem por swab;

    e) Umedecidos com água.

  • Swab = cotonete.

  • O hipoclorito de sódio é empregado como desinfetante, mas não para umedecer swabs

  • Assertiva b

    A coleta de amostras secas sobre superfície não absorvente deverá ser feita com swab estéril umedecido com água destilada.

  • GAB: LETRA B.

    Erros das demais alternativas:

    Letra A: O carro não corresponde a um suporte do tipo móvel, mas imóvel.

    Letra C: O objeto sobre o qual a amostra se encontra não deverá ser coletado em sua totalidade, mas recortado no local de interesse; Amostras biológicas em materiais que não possam ser recortados tais como paredes e portas, poderão ser coletadas por raspagem com lâmina estéril ou com o uso de suabe umedecido.

    Letra D: As amostradas coletadas de diferente peças de interesse pericial não devem ser armazenadas em embalagem única, devendo, cada amostra, seguir em embalagem própria.

    Letra E: A coleta de material biológico seco sobre superfícies não-absorventes será feita com suabe umedecido em água destilada estéril, não com solução de hipoclorito de sódio estéril.

  • a) São suportes móveis: facas; armas de fogo; vestes; pontas de cigarro; e veículos.

     

    ERRADO. Do Procedimento Operacional Padrão (POP) nº 2.2 – Genética Forense, elaborado pela SENASP/MJ em 2013, extrai-se do subitem 4.2.1 - Coleta de material biológico em suportes móveis/objetos: “São suportes móveis, aqueles que podem ser embalados e transportados para o laboratório, como copos, facas, armas, vestes, pontas de cigarro, goma de mascar, escova de dente, dentre outros”. Sendo assim, veículos não são considerados suportes móveis.

     

    b) A coleta de amostras secas sobre superfície não absorvente deverá ser feita com swab estéril umedecido com água destilada.

     

    CERTO. No mesmo documento, podemos encontrar o texto exato dessa alternativa no subitem 4.2.2 - Coleta de fluidos biológicos presentes em suportes imóveis com superfície não absorvente.

     

    c) Em casos de manchas em superfícies absorventes – por exemplo: sofás, estofados de assentos veiculares e colchões –, o objeto sobre o qual a amostra se encontra deverá ser coletado em sua totalidade.

     

    ERRADO. Do subitem 4.2.2 do mesmo POP, também temos que: “Manchas produzidas por fluídos biológicos em superfícies absorventes, como carpetes, cortinas, sofás, estofados, colchões, dentre outros, devem ser recortadas utilizando-se pinças, lâminas estéreis ou tesouras esterilizadas”.

     

    d) Os swabs possuindo amostras coletadas bem como as demais peças de interesse pericial (armas de fogo, munições, vestes, documentos, etc.) encontrados no local devem ser acondicionados em embalagem única, devidamente lacrada e identificada.

     

    ERRADO. Do Procedimento Operacional Padrão (POP) nº 4.1 – Local de Crime, elaborado pela SENASP/MJ em 2013, extrai-se do subitem 4.2.2.1 - Vestígios: “O Perito Criminal deve sempre observar e zelar pela cadeia de custódia de todos os vestígios recolhidos no local de crime, registrando em papel próprio os dados relativos à coleta, individualizando-os e lacrando-os em embalagens adequadas à natureza do vestígio (caixas, sacos, embalagens, latas, etc.) para serem encaminhados a outros exames”. O erro do enunciado está em propor o acondicionamento dos diversos tipos de vestígio em embalagem única, possibilitando assim a contaminação entre eles e ignorando as peculiaridades inerentes a cada um.

     

    e) A coleta de amostras ressequidas deverá ser realizada com swab estéril umedecido com solução de hipoclorito de sódio estéril.

     

    ERRADO. Do Procedimento Operacional Padrão (POP) nº 2.2 – Genética Forense, podemos interpretar do subitem 4.2.2 - Coleta de fluidos biológicos presentes em suportes imóveis com superfície não absorvente que, em caso de amostra ressequida, a coleta deverá ser realizada com swab estéril umedecido com água destilada estéril. Quanto à solução de hipoclorito de sódio, que aparece no enunciado da questão, o referido POP sugere o seu uso na descontaminação de materiais não descartáveis e utilizados para coleta de material biológico, como tesouras e pinças metálicas.

  • ➢ Da Coleta de Amostras Biológicas em Suportes Móveis - coletado na sua totalidade. De modo a preservar eventuais impressões papilares.

    ➢ Da Coleta de Amostras Biológicas em Suportes Imóveis Não-Absorventes - suabe umedecido em água destilada estéril.

    ➢ Da Coleta de Amostras Biológicas em Suportes Imóveis Absorventes - superfícies absorventes, como carpetes, cortinas, sofás, estofados, almofadas, colchões, entre outros, contendo amostras biológicas, serão recortadas. Amostras biológicas em materiais que não possam ser recortados tais como paredes e portas, poderão ser coletadas por raspagem com lâmina estéril ou com o uso de suabe umedecido.

    Da Coleta de Amostras Biológicas Líquidas - seringa nova e estéril ou suabe seco

    Da Coleta de Amostras de Pelos e Cabelos - sejam as amostras individuais ou em tufos, se misturadas com fluidos e tecidos corpóreos, os pelos ou cabelos devem ser separados dos componentes da mistura que os contém.