SóProvas


ID
2489797
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito de lesões produzidas por instrumentos contundentes, analise as assertivas abaixo:


I. Equimoma é uma equimose localizada na face anterior das coxas.

II. O espectro equimótico de “Legrand du Saulle” tem valor absoluto em relação à determinação da cronologia de produção das equimoses no corpo da vítima.

III. Bordas irregulares, escoriadas ou equimosadas, fundo irregular, presença de pontes de tecidos íntegros entre uma borda e outra da ferida e vertentes irregulares são, entre outras, características das feridas contusas.

IV. Luxação é um tipo de lesão causada por ação contundente.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. Equimoma é uma equimose localizada na face anterior das coxas. ERRADO - Equimona é equimose de grande proporção. 

    II. O espectro equimótico de “Legrand du Saulle” tem valor absoluto em relação à determinação da cronologia de produção das equimoses no corpo da vítima. ERRADO - Não tem valor absoluto. Varia de acordo com a profundidade, sexo, idade, etc.

    III. Bordas irregulares, escoriadas ou equimosadas, fundo irregular, presença de pontes de tecidos íntegros entre uma borda e outra da ferida e vertentes irregulares são, entre outras, características das feridas contusas. CERTO.

    IV. Luxação é um tipo de lesão causada por ação contundente. CERTO.

  • Se você excluir a assertiva II, que está obviamente errada, você já mata a questão.

  • I-INCORRETA- Equinoma é uma expressão muito pouco usada para equimoses de grande proporção.

    II- INCORRETA- No tocante ao tempo decorrido da produção de uma lesão, deve-se levar em consideração o espectro equimótico de Legrand du Saulle- A evolução da tonalidade das equimoses varia com o passar do tempo. Vermelho-violáceo- 1 ao 3º dia; violáceo-azulado, 2º ao 6º dia; azul-esverdeado: 4 ao 10º dia; amarelado- 12º dia; As equimoses tendem a desaparecer a partir do 15º dia ao 20º dia. Salienta-se que o valor cronológico é relativo, tendo em vista que a tonalidade da equimose variará de acordo com a quantidade e profundidade do sangue extravasado, elasticidade do tecido, capacidade de coagulação, idade, sexo, etc.

    III- CORRETA- características apresentadas nas feridas contusas

    IV- CORRETA- LUXAÇÃO- deslocamento permanente de suas superfícies articulares. Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • Respondi apenas por eliminar a alternativa II (presentes em todas as alternativas, exceto na letra D, que é o gabarito).

    Em razão de que, mediante conhecimento acerca da medicina legal, compreendo que nada é absoluto.

    O “espectro equimótico de Legrand du Saulle”, conforme apregoam diversos autores, o valor cronológico dessas alterações é relativo, sendo apenas aproximativo, visto que a cronologia e o aspecto das equimoses se condicionam a vários fatores, como, por exemplo: o tamanho (as equimoses pequenas evoluem mais rapidamente); a localização (as equimoses da conjuntiva ocular não apresentam essa sucessão de tonalidades em virtude de porosidade elevada e fácil oxigenação, a não permitir que a oxiemoglobina se transforme e se decomponha, o que mantém a equimose vermelha até a sua reabsorção); a quantidade de sangue extravasado; a quantidade e o calibre dos vasos atingidos; algumas características da vítima, como idade, sexo, estado geral, cor da pele, o tratamento aplicado à lesão e a profundidade da lesão.

  • Espectro equimótico de Legrand du Saulle: Normalmente encontrado em de feridas contusas. Equimose varia com o passar do tempo. VEVI AZESA a Luz:

    VErmelho – 1º dia

    VIoláceo - 2º e 3º

    AZul – 4º a 6º

    ESverdeado – 7º a 10º

    Amarelado – +-12

    Desaparecendo -- +-15 a 20ºday

    É relativo esse tempo, imagina se fosse igual ?  Tudo clone e robô

    PCPB

  • GAB: D

    I. Errado. Equimona = equimose GRANDONA, de grandes proporções.

    II. Errado. O espectro equimótico de Legrand du Saulle não tem valor absoluto, variando com o tipo de lesão, intensidade e local do corpo, cor da pele, idade, quantidade de sangue extravasado etc. Ademais, podem ser observadas algumas exceções; Conforme Hygino Hercules, as equimoses conjuntivais (no olho) permanecem vermelhas do início ao fim da sua evolução.

    III. CERTO. Ferida contusa. Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração.

    Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:

    • forma estrelada, sinuosa ou retilínea
    • bordas irregulares, escoriadas e equimosadas;
    • fundo irregular;
    • vertentes irregulares;
    • pontes de tecido íntegro ligando as vertentes;
    • retração das bordas da ferida;
    • pouco sangrantes;
    • integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão;
    • ângulo tendendo à obtusidade.

    IV. CERTO. A luxação pode ser definida tecnicamente como a perda da congruência articular, ou seja, quando um osso sai por completo de sua posição anatômica correta. Luxações normalmente resultam quando uma articulação experimenta um impacto inesperado ou desequilibrado. Isso pode acontecer se você cair (o chão pode agir como instrumento contundente) ou sofrer um impacto violento na área afetada (uma dividida em um jogo de futebol, por exemplo.