SóProvas


ID
2489800
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Deu entrada no departamento de medicina legal o corpo de um indivíduo do sexo masculino, adulto jovem, vítima de ferimentos por arma branca. O exame cadavérico foi realizado. Na região medial do terço distal do antebraço direito, há uma lesão de 3 cm de extensão, com extremidades mais superficiais e a parte central mais profunda, bordos regulares, sem vestígios traumáticos em torno da ferida e com cauda de escoriação. No hipocôndrio direito, há uma ferida “em botoeira”, com um ângulo agudo e outro arredondado e sinais de hemorragia vultosa. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De fato, não se pode concluir que tais lesões foram produzidas por instrumentos distintos, uma vez que, dependendo da forma de ação, uma faca pode produzir tanto lesões cortantes quanto perfurocortantes.

  • Gabarito letra - D

    Vamos lá, vou tentar ser menos técnico, porém sem abordar de forma superficial, a questão trás as seguintes características: Na região medial do terço distal do antebraço direito, há uma lesão de 3 cm de extensão, com extremidades mais superficiais e a parte central mais profunda, bordos regulares, sem vestígios traumáticos em torno da ferida e com cauda de escoriação.

     

      

    Região medial do terço distal do antebraço: É uma região do ante braço que fica mais próxima ao punho.

     

    O instrumento cortante geralmente deixa marcas de cauda de escoriação (que é o fim do corte, parte menos profunda), bordas regulares e ausência de trauma.

     

      

    "No hipocôndrio direito, há uma ferida “em botoeira”, com um ângulo agudo e outro arredondado e sinais de hemorragia vultosa."

    Aqui podemos observar a aplicação da 1ª lei de Filhos: as soluções de continuidade dessas feridas ASSEMELHAM-SE às produzidas por instrumento de 2 gumes ou tomam aparência de “casa de botão” (lesão em BOTOEIRA ou biconvexa). Porém a questão traz em seu enunciado o seguinte: "um ângulo agudo e outro arredondado". Logo, trata-se de uma lesão praticada por instrumento de apenas um gume.

     

      

    Feitas as considerações supra, vamos as questões em si:

     

    a) Sim, trata-se de uma lesão de defesa, imagine que a vítima antes de ser golpeada leva a mão (braço) sobre o rosto (ou vai de encontro ao objeto agressor) para se proteger.

     

    b) Podemos precisar que foi feita por um gume, como já exposto acima, contudo esse tipo de lesão GERALMENTE (não sempre) ocorre com 2 gumes, porém a medicina legal não é uma ciência exata, nada obsta que possa haver lesão em botoeira por ação de um objeto de apenas um gume.

     

    c) Cauda de escoriação é característica de lesão por instrumento cortante, a questão traz seu conceito.

     

    d) GABARITO - Não tem como precisar que as lesões foram feitas por instrumentos diferentes.

     

    e) O Legista sempre deve levar em consideração a dimensão, profundidade e a forma do ferimento.

     

     

    Esperto ter ajudado, a dificuldade é para todos.

    Bibliografia: Aulas do professor André Uchoa, Delegado de polícia civil - RJ ( grande mestre e grande pessoa!).

  • O que caracteriza a ferida em botoeira de UM GUME seria o trecho que da frase: "há uma ferida em botoeira, com um ângulo agudo e outro arredondado".

     

    O angulo agudo corresponde a parte cortante; e o outro arredondado corresponde a parte romba do instrumento.

    Exemplo: faca. 

  • A chave para acerta a questão é ter lido com atenção  "com um ângulo agudo e outro arredondado ". 

     

  • De fato, a descrição "com um ângulo agudo e outro arredondado" deixa claro que o instrumento perfurocortante éra de apenas 1 (um) gume.

  • PerfuroCORANTE

  • O EXAMINADOR FEZ UMA VERDADEIRA LAMBANÇA!

  • A) CORRETA. Segundo Genival, “As lesões externas se mostram de interesse incontestável, através das chamadas lesões de defesa, geralmente encontradas nas mãos, bordas mediais dos antebraços, pés, ombros, sendo as de maior consideração as lesões da palma da mão e da face palmar dos dedos.". Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 989
    B) CORRETA. Segundo Genival, “primeira lei de Filhos: as soluções de continuidade dessas feridas assemelham-se às produzidas por instrumento de dois gumes ou tomam a aparência de “casa de botão"." Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 221.
    C) CORRETA. Segundo Genival, “as feridas cortantes (...) tem como característica principal a chamada “cauda de escoriação".". Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 224
    D) INCORRETA. Não tem como precisar que as lesões foram feitas por instrumentos diferentes.
    E) CORRETA. O Médico Legista sempre deve levar em consideração a dimensão, profundidade e a forma do ferimento.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
  • Botoeira não pode ser feita com perfurante de médio calibre????? Entendi essa não.

  • O meio ou ação do instrumento que é perfuro cortante ou cortante, a lesão é perfuro incisa ou incisa, respectivamente.

    Obs: Para Genival Veloso de França é possível a expressão cortante, sendo incisa somente a realizada com bisturi no exercício da medicina..

  • D) As lesões descritas foram produzidas por dois instrumentos diferentes, pois uma delas é cortante e a outra é perfurocorante. Incorreto

    Não necessariamente foram dois instrumentos diferentes, pois os cortes no braço também podem ter sido feitos pelo mesmo instrumento perfurocortante que atingiu o hipocôndrio direito.

  • Os instrumentos pérfuro-cortantes podem ser de 1, 2, 3 ou 4 gumes. Eles geram uma lesão perfuro-incisa ou pérfuro-cortante (França).

    Obs.:

    1 gume – Faca – lesão com 1 ângulo agudo; (botoeira)

    2 gumes- punhal – lesão com 2 ângulos agudos;

    3 gumes – lima de serralheiro – lesão com 3 ângulos agudos;

    4 gumes – estrela ninja – lesão com 4 ângulos agudos