-
influência do estado puerperal. Matei a questão assim.
-
Estado puerperal é o período que vai do deslocamento e expulsão da placenta à volta do organismo materno às condições anteriores à gravidez
-
O infanticídio ocorre sob influência do estado puerperal e não apenas de depressão ... A docimasia histológica de Balthazar é considerada a padrão ouro das docimasia, consiste no estudo ao microscópio de lâminas do pulmão que evidenciará alvéolos preenchidos por ar quando positiva e alveolos colabados quando não tiver respirado.... Em cadáveres em putrefação pode ser visto bolhas de gás no tecido pulmonar, bolhas essas que podem fazer o pulmão boiar dando o falso positivo na docimasia pulmonar hidrostática de galeno... Por fim, a docimasia radiologica é de Bordas envidencia pulmão opaco ao Rx se não houver respirado...
-
Docimásia auricular de Wreden-Wendt-Gelé: baseaia-se na ocorrência de ar na cavidade do ouvido médio que lá ingressara através da tuba timpânica (trompa de Eustáquio) desde que o recém-nascido tenha respirado. Consiste na punção da membrana timpânica, com a cabeça do feto mergulhada na água, caso o mesmo tivesse respirado, surgirá uma bolha de ar que sobre até a superfície do recipiente.
Fonte: http://respirandodireito.blogspot.com.br/2008/06/
-
Docimasia significa exame.
I) Estado PUERPERAL
II) Microscópica de Balthazard Lebrunn - certo
O perito legista vai fazer um corte histológico do pulmão, no microscópio ele vai analisar os alvéolos, se estiverem abertos é porque respirou, fechados, não respirou.
III) Pulmonar hidrostática de Galeno - certo
Retira a língua, tranqueia, pulmões (brônquios, bronquíolos), timo e coração do concepto e põe em uma bacia de água, se esse conjunto flutuar é porque nasceu com vida, adquiriu direitos e obrigações, participou da cadeia sucessória e etc.
2ª etapa: Se somente os pulmões flutuaram – nasceu com vida.
3ª etapa: Corta o pulmão e separa em fragmentos – se um deles flutuar – nasceu com vida.
4ª etapa: Espreme um dos fragmentos e vê se sai bolha, se sair – nasceu com vida.
Ela é considerada de falso-positivo porque existem situações entretanto que provocam falsos positivos e falsos negativos nas docimasias.
São exceções em que a criança não respirou e os pulmões sobrenadam:
estados de putrefação onde não se pode fazer a prova - os gases fazem boiar embora não tenha havido vida;
se houve congelamento dos pulmões;
cozimento;
conservação em álcool.
IV) Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé
Baseaia-se na ocorrência de ar na cavidade do ouvido médio que lá ingressará através da tuba timpânica (trompa de Eustáquio) desde que o recém-nascido tenha respirado. Consiste na punção da membrana timpânica, com a cabeça do feto mergulhada na água, caso o mesmo tivesse respirado, surgirá uma bolha de ar que sobe até a superfície do recipiente.
GABARITO - II e III - letra B
Nobres colegas, medicina legal não é uma matéria difícil, ela requer atenção e dedicação como qualquer outra, trata-se de muitos conceitos que devemos lembrar, eu particularmente, tinha muita dificuldade com essa matéria, até me apaixonar por ela e resolver estudar como se deve. Avante, rumo à nomeação !!
Espero ter ajudado, a dificuldade é para todos.
-
sabendo que a alternativa I está errada mata a questão.
-
A docimásia de Wreden-Wendt-Gelé é prova de vida extrapulmonar baseada no aspecto dos pulmões da vítima ao estudo radiográfico.
OBS: Se é extrapulmonar, não faz sentido se basear nos "aspectos pulmonares".
-
GABARITO B
Infanticídio
Art. 123 - Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após:
Pena - detenção, de dois a seis anos.
-
Para França (2013, p. 335), a docimácia histológica de Balthazard é a prova mais perfeita, uma vez que é possível sua utilização até mesmo em pulmões putrefeitos, tendo em vista que pulmões nessas condições produzem resultados falsos-positivos.
-
Docimásia Visual de Bouchut: O pulmão que respirou tem bordas arredondadas e superfície com aspecto de mosaico devido a presença de bolhas.
Docimásia de Icard: Visualização das bolhas de ar quando um fragmento de pulmão é espremido entre duas lâminas.
Docimásia de Galeno: Baseia-se na diferença de densidade do pulmão que não respirou e o que respirou. Só tem valor até 24 após a morte, pois com o começo da putrafação, a produção de gases faz com que até os pulmões que não respiraram flutuem, falseando os resultados.
Docimásia de Balthazard: Consiste no exame microscópico do tecido pulmonar, encontrando-se gás apenas dentro dos alvéolos no pulmão que respirou.
-
Analisando as assertivas:
1) INCORRETA - segundo Wilson Luiz Palermo Ferreira “Matar, sob influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após." Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 207
2) CORRETA – segundo Hercules “Coube a Balthazard e Lebrun, em 1906, propor o uso rotineiro de cortes histológicos de pulmão para o diagnóstico diferencial entre o fetal e o que respirou. Chamaram o exame de docimásia histológica. Por isso, o exame ficou conhecido como docimásia histológica de Balthazard e Lebrun. Ao longo das décadas, o aprimoramento da histologia o tornou indispensável nos casos duvidosos." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 624
3) CORRETA – segundo Hércules “A franca flutuação desde a primeira fase indica ter havido respiração ativa. Pelo contrário, se jamais flutua, mesmo que em pedaços, não houve respiração. Nos casos em que um dos lobos ou alguns fragmentos venham a flutuar e outros não, a interpretação depende das fases seguintes e requer análise mais crítica, levando em consideração as causas de erro mais comuns.
Causas de Falso-negativos (Houve respiração, mas o teste indica que não)
Causas de Falso-positivos (Não houve respiração, mas o teste indica que sim)". HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 623
4) INCORRETA – segundo Hercules “docimásia otológica de Wreden-Wendt, é feita colocando-se a cabeça do feto sob a água,e com o auxílio de instrumental adequado, que pode ser um otoscópio, faz-se punção do tímpano. Se sair bolha de ar, a prova é positiva." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 625
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
-
sobre o item iv- A docimásia de Wreden-Wendt-Gelé É praticada em infante espostejado do qual só se tem a cabeça. Baseia-se na existência de ar no ouvido médio, aí levado através das trompas de Eustáquio, nos primeiros movimentos respiratórios e de deglutição do infante nascido vivo