SóProvas


ID
2489848
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto a sistemas hidráulicos e sanitários, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Quanto maior a velocidade da água na tubulação, menor será o diâmetro necessário para determinada vazão e menor a perda de carga.

( ) Sistemas hidráulicos ou sanitários com dimensionamento que implica em grandes perdas de carga tendem a sofrer maior desgaste no tempo, além de serem mais sensíveis aos efeitos dos golpes de aríetes.

( ) O PVC (Policloreto de Vinila) é amplamente utilizado na construção civil, em sistemas hidráulicos principalmente, por apresentar muitas vantagens em relação à tubulação de aço, como leveza, durabilidade, menor perda de carga e coeficiente de dilatação inferior ao do aço.

( ) Os tubos de PVC – Linha Hidráulica – (NBR 5648:2010) trabalham sob pressão de até 75 Kgf/cm2 (75 mca) na temperatura de 20°C. Devido às características do PVC, a resistência dos tubos diminui com o aumento da temperatura, assim o PVC é impróprio para instalações de água quente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B, porém há um erro de unidades na última alternativa, 75kg/cm² equivale a 750 mca e não 75 como mostra a questão.

    Pelo site:

    http://www.hidroluna.com.br/v2015/index.php/produtos/tubulacoes-plasticas/tubos-em-pvc-infra-estrutura/1-tubos-em-pvc-pba?showall=1&limitstart=

    o tubo resiste 7,5 kg/cm²

     

  • Gostaria de saber o motivo de a terceira afirmação ser Falsa. Não encontro motivo.

  • Encontrei! O coeficiente de dilatação térmica do PVC é maior que o de aço.

  • 75 kgf/cm² = 75 mca? da onde?

  • Tubos PVC PBA podem ser produzidos conforme a NBR 5647 e são utilizados para condução de água potável à temperatura de 20ºC em sistema de adução e distribuição de água. Dentro da norma NBR 5647 são fabricados tubos e conexões nas bitolas DN 50, DN 75 e DN 100

  • Boa tarde, gostaria de saber mais sobre as 2 últimas questões, pois errei e fiquei com dúvida!

     

  • Alguém pode explicar essa questão?

  • Coeficiente de dilatação linear

    Material α [10-6 mm/(mm K) ]

     

    Concreto = 14,5

    PVC = 50

    Aço = 13 - 17

     

  • A tubulação resiste a 75 mca (ou 7,5 kgf/cm²) e as conexões cerca de 40 mca (ou 4,0 kgf/cm²).

  • (F ) Quanto maior a velocidade da água na tubulação, menor será o diâmetro necessário para determinada vazão e menor a perda de carga.

     

    Velocidades altas requerem diâmetros menores, de custos mais baixos, mas que provocam grandes perdas de carga. Como conseqüência, as alturas manométricas são maiores, os conjuntos elevatórios mais potentes e mais caros, exigindo maior consumo de energia elétrica.

     

    (V ) Sistemas hidráulicos ou sanitários com dimensionamento que implica em grandes perdas de carga tendem a sofrer maior desgaste no tempo, além de serem mais sensíveis aos efeitos dos golpes de aríetes.

     

    (F ) O PVC (Policloreto de Vinila) é amplamente utilizado na construção civil, em sistemas hidráulicos principalmente, por apresentar muitas vantagens em relação à tubulação de aço, como leveza, durabilidade, menor perda de carga e coeficiente de dilatação inferior ao do aço.

     

    Não é inferior.

    Coef. de dilatação do aço: 13- 17

    Coef. de dilatação do PVC: 50

     

    (UNIDADE ERRADA) Os tubos de PVC – Linha Hidráulica – (NBR 5648:2010) trabalham sob pressão de até 75 Kgf/cm2 (75 mca) na temperatura de 20°C. Devido às características do PVC, a resistência dos tubos diminui com o aumento da temperatura, assim o PVC é impróprio para instalações de água quente.

     

    Essa Unidade aí tá errada! UAR

  • O gabarito está incorreto. A ultima alternativa está errada. 

     

    Pressão de serviço do PVC 7,5kgf/cm² , não 75.

  • Galera;

    Vi que temos varias duvidas, o catalago da tigre pode nos ajudar....

    https://www.tigre.com.br/themes/tigre2016/downloads/catalogos-tecnicos/ct-agua-fria.pdf

  • a) fórmula universal da perda de carga

    PH = f/D x V² / 2g

    Agora passando o D para o outro lado, e aumentar a velocidade, D fica maior;

    e Quanto MAIOR a VELOCIDADE MAIOR É a perda de carga.