SóProvas


ID
2489854
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Conhecendo-se a resistência dos materiais, a análise estrutural, dimensionamento e comportamento de estruturas de concreto armado, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O aço é mais elástico do que o concreto, pois seu Módulo de Elasticidade é maior do que o Módulo de Elasticidade do Concreto.

( ) O aço é utilizado na estrutura de pilares para que tenham seções menores do que se fossem constituídos exclusivamente de concreto simples.

( ) Ao se comprimir uma peça de concreto armado, tem-se uma redução de sua altura, que será igual tanto para o aço como para o concreto, já que são solidários, porém, as tensões no concreto são menores do que as tensões no aço.

( ) Pilares têm armadura em toda volta para que resistam a eventuais esforços de tração decorrentes da excentricidade das cargas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A 

    Cabe recurso! Como pode dizer que se pode construir um pilar sem armadura? A estrutura de concreto armado trabalha, como eles mesmos afirma na quarta afirmativa, pode tracionar. A Quarta afirmativa, por sinal está muito mal laborada, o que " a volta do pilar"? 

  • QUESTÃO: 76 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'A' PARA ALTERNATIVA 'D'. A banca esclarece que o aço é menos elástico que o concreto, pois o aço tem maior Módulo de Elasticidade Es= 210 GPa do que o concreto Ec = 21 GPa. Na verdade, não é estritamente correto falar em E do concreto como um número fixo, já que varia com fck. O valor numérico que aqui se apresenta é um indicativo para efeito comparativo, de forma que a variação do Ec não é significativa quando se compara o Es (E do aço) que sempre é um valor muito maior. Como a assertiva que trata sobre armadura em pilares não esclareceu quanto ao tipo de armadura, se longitudinal ou se transversal, a banca entende que a falta de detalhamento na frase prejudicou o entendimento dos candidatos, devendo a assertiva “Pilares têm armadura em toda volta para que resistam a eventuais esforços de tração decorrentes da excentricidade das cargas” ser considerada falsa. A presença do aço na estrutura de concreto armado de pilares não tem uma única função, de forma geral é utilizado para melhorar seu desempenho, aumentar a ductibilidade do conjunto, entre outros, podendo também ser utilizado na estrutura de pilares, se for a intenção ou necessidade do projetista para se obter pilares esbeltos, com menores secção. Assim, a banca concorda que a alternativa correta é a alternativa D (F-V-V-F).

  •   Se eu entendi bem a banca considerou a quarta assertiva errada ao acreditar que ela é restritiva e que primariamente o aço dos estribos contribui para resistir ao esforço cortante. Sinceramente dada a má redação penso que o correto teria sido anular a questão.

  • Leandro, mas pode construir um pilar sem armadura sim!!

     

    Não concordo em dizer que o aço é MENOS elástico que o concreto, observem o ensaio à tração: O aço "estica" até se romper, já o concreto se rompe rapidamente, como a elásticidade do concreto é maior??

  • ô raiva que dá errar questão por má formulação da mesma pela banca!

  • Aí Vitor Matos uma possível explicação para o seu questionamento:

    Para a mesma aplicação de tensão para os dois materiais, o aço e o concreto.

    Suponhamos:

    Tensão = 100 MPA

    Dados:

    O módulo de elasticidade do aço é 210 GPa e do concreto varia de acordo com o fck, conforme a fórmula abaixo:

    Ec = 0,85 * 5600 * ( raiz quadrada do fck )

    Suponhamos um fck com valor alto 50MPa ( regiões especiais de agressividade )

    Ec = 0,85 * 5600 * ( raiz quadrada de 50 ) = 33,66 MPa

    Deformação elástica do aço = 100 / 210 = 0,48 cm / cm ou % do comprimento inicial

    Deformação elástica do concreto = 100 / 33, 66 = 2,97 cm / cm ou % do comprimento inicial

    Embora o módulo de elasticidade do concreto varia com o fck , o concreto demonstra ser mais elástico do que o aço conforme o cálculo acima.

    Logo a primeira assertiva é falsa

  • Na assertiva I observe que quanto maior o módulo de elásticidade, maior será o esforço para sua deformação.

    O aço tem o E bem superior ao do concreto, portanto o concreto é mais elástico!

    Não confundir os regimes: 

    Concreto só tem o regime elástico, ou seja deformação reversível. Após atingir o valor máximo ele sofre ruptura, sendo considerado um materia FRÁGIL!

    Já o aço tem os dois regimes: elático, como falei acima e plástico, no qual sua deformação é irreversível, ou seja nesse regime com uma determinada tensão provoca um alongamento na barra. 

    ANTES DE ROMPER O AÇO DEFORMA BASTANTE, SENDO CHAMADO DE MATERIAL DÚCTIL!

    SE O CONCRETO FOR SIMPLES E TIVER SUBMETIDO A TRAÇÃO>>>>>CORRA!!!!!!

  • V + V torna a proposição logicamente verdadeira. A segunda proposição enuncia uma das vantagens do uso do aço.

  • A afirmativa 1, por exemplo, é falsa, pois, de acordo com a Lei de Hooke, quanto maior o módulo de elasticidade, maior é o esforço necessário para deformar um material, ou seja, materiais com módulo de elasticidade elevado são mais rígidos, enquanto materiais com módulos de elasticidade menores são mais elásticos. Então, como o módulo de elasticidade do aço é bem maior do que o do concreto, conclui-se que o concreto é mais elástico do que o aço.

    Fonte: Estratégia