SóProvas


ID
2489857
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as configurações típicas de fissuras em alvenarias e as sobrecargas experimentadas.


Coluna 1

1. Trincas e/ou fissuras verticais.

2. Trincas e/ou fissuras horizontais.

3. Trincas e/ou fissuras inclinadas.


Coluna 2

( ) A atuação de sobrecargas concentradas pode provocar a ruptura dos componentes da alvenaria na região de aplicação da carga e/ou o aparecimento de ________________ a partir do ponto de aplicação.

( ) As __________________ são provenientes da ruptura por compressão dos componentes de alvenaria ou da própria argamassa de assentamento, ou ainda de solicitações de flexocompressão no plano vertical da parede.

( ) As _________________ apresentam a configuração mais típica em alvenaria, devido a sobrecargas, sendo provenientes da deformação transversal da argamassa sob ação das tensões de compressão, ou da flexão local dos componentes de alvenaria.

( ) Além da fissuração da parede carregada, outros fenômenos poderão ocorrer: no caso de alvenarias constituídas por blocos cerâmicos estruturais, com furos dispostos perpendicularmente em relação ao chão, a deformação transversal da argamassa de assentamento poderá provocar a ruptura por tração de nervuras internas dos blocos, assim, além das _____________________, ocorrerão destacamentos de paredes externas dos blocos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Fonte:  Monografia de JULIANA BORGES DE SENNA VALLE, PATOLOGIA DAS ALVENARIAS - Causa / Diagnóstico / Previsibilidade

     

    I - A atuação de sobrecargas localizadas  (concentradas) também pode provocar a ruptura dos componentes de alvenaria na região de aplicação da carga e ou o aparecimento de fissuras inclinadas a partir do ponto de aplicação

     

    II- Trincas horizontais provenientes da ruptura por compressão dos componentes de alvenaria da própria argamassa de assentamento ou ainda de solicitações de flexo compressão da parede.

     

    III- Trincas verticais provenientes da deformação transversal da argamassa sob ação das tensões de compressão, ou de flexão local dos componentes de alvenaria.

     

    IV- No caso de alvenarias constituídas por blocos vazados, com furos retangulares, disposto horizontalmente, a argamassa de assentamento  apresentará deformações axiais mais acentuadas sob s nervuras verticais do bloco, introduzindo –se como conseqüências solicitações de flexão em suas nervuras  horizontais , o poderá inclusive conduzir à ruptura do bloco. De maneira geral, para os tijolos maciços , a fissuração típica das paredes axialmente carregada é vertical.

  • Questão difícil!

  •  

    PATOLOGIA EM ALVENARIA - UM ESTUDO DE CASO 

    Marcelo Krolow (CV)
    Lia Maria H. Quintana

     

    2.2 ATUAÇÃO DE SOBRECARGA

    A atuação de sobrecargas pode produzir a fissuração de componentes estruturais, tais como pilares, vigas e paredes. Considerando-se como sobrecarga uma solicitação externa, prevista ou não em projeto, capaz de provocar a fissuração de um componente com ou sem função estrutural.

     

    Em trechos contínuos de alvenarias solicitadas por sobrecargas, uniformemente distribuídas, dois tipos característicos de trincas podem surgir:


    - Trincas verticais provenientes da deformação transversal da argamassa sob ação das tensões de compressão, ou de flexão local dos componentes de alvenaria. (fig. 02)


    - Trincas horizontais provenientes da ruptura por compressão dos componentes de alvenaria da própria argamassa de assentamento ou ainda de solicitações de flexo compressão da parede.


    A atuação de sobrecargas localizadas (concentradas) também pode provocar a ruptura dos componentes de alvenaria na região de aplicação da carga e ou o aparecimento de fissuras inclinadas a partir do ponto de aplicação. Em função da resistência à compressão dos componentes de alvenaria é que poderá predominar uma ou outra das anomalias

  • Achei difícil a questão :(