a) Ao manusear amostras biológicas em um local de crime, o Perito Criminal deve utilizar EPIs (Equipamento de Proteção Individual), tais como luvas, toucas e máscaras. Em relação às luvas, o perito deve utilizar um par para cada local de crime investigado. ERRADO: O correto é utilizar um par de luvas para cada amostra biológica manipulada, para evitar contaminações cruzadas.
b) A coleta de vestígios biológicos deve se substanciar sobre as normas de biossegurança, pois envolve exclusivamente o risco biológico de contaminação do profissional por agentes patogênicos presentes na amostra. ERRADO: Além do risco biológico de contaminação do profissional, também há o risco de contaminar o próprio vestígio biológico com DNA exógeno, ou seja, não relacionado ao crime, como o do próprio perito responsável pela coleta.
c) A coleta de amostras de referência de pessoa viva para confronto com amostras questionadas, tendo em vista que está prevista em lei, torna desnecessária a exigência de prévia assinatura de termo de consentimento ou declaração de doação voluntária por parte do doador. ERRADO: É necessária assinatura prévia de termo de consentimento ou declaração de doação voluntária.
d) A coleta de vestígios biológicos no cadáver apoia-se em um “tripé”, que está enumerado a seguir em ordem crescente de preferência: sangue E/OU músculo E/OU osso e dente. ERRADO: Essa é a ordem decrescente de preferência.
e) O sangue é um meio de cultura para microrganismos, e a conservação do sangue líquido em grandes quantidades é muito mais suscetível à degradação do que o sangue seco impregnado em um suabe. CORRETO.