SóProvas


ID
2490031
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um isótopo radioativo de um determinado átomo 160X96 sofre, respectivamente, um decaimento β-, um α e, novamente, um β- em sequência. Sabendo que X representa um outro isótopo do elemento original e Y um isótopo de um outro elemento, qual o átomo resultante dos decaimentos?

Alternativas
Comentários
  • Reações de Decaimento: 160X96 

    A = 160

    Z= 96

       1º β-                                               2º α                                   3º β-                                                  obs: Z de duas partcilas fores = teram o msm        simbolo

     =   A = 160                 -4                   A = 156                 =              A = 156

    +1   Z= 97                    -2                   Z= 95                     +1            Z= 96

    Número de Massa (A)

    É a soma do número de prótons (Z) e do número de nêutrons (N) existentes no núcleo de um átomo.

    A = Z + N

    Decaimento Alfa - dois prótons e dois nêutrons deixam o núcleo juntos

                  N' = N - 2               A' = Z '+ N'    = N - 2  +Z - 2 = Z + N  -4

                  Z' = Z - 2                                               A' = A - 4

    Decaimento Beta Existem três formas de decaimento beta. (Número de Massa (A) não muda)

    -----------Decaimento β- Determinados núcleos que têm um excesso de nêutrons podem tentar alcançar a estabilidade convertendo um nêutron em um próton com a emissão de um elétron. O elétron emitido é chamado de partícula betamenos. O negativo indica que a partícula é negativamente carregada. ----------- na nova carga (Z' = N +1)

    _______Decaimento β+ Quando o número de prótons em um núcleo é demasiado grande para que o núcleo seja estável, este pode tentar alcançar a estabilidade convertendo um próton em um nêutron com a emissão de um elétron positivamente carregado. Alguns chamam estas partículas de anti-matéria. Um elétron com uma carga positiva é chamado de pósitron. O pósitron é a partícula beta-mais. ----------- na nova carga (Z' = N +1)

     

     

  • Primeiro aplica-se segunda lei de Soddy - Quando um radioisótopo emite uma  (β) o seu número atômico aumenta em uma unidade e o seu número de  praticamente não sofre alteração.

    160X96 - β = 160Y97

    Segundo aplica-se primeira lei de Soddy - Quando um radioisótopo emite uma partícula alfa (α) originará um novo elemento que apresenta redução de duas unidades em seu número atômico ( prótons) e redução de 4 unidades em seu número de (A – 4).

    160Y97 +  α = 156Y95

    Por último aplica-se a segunda lei novamente

    156Y95 - β = 156X96