-
"É a disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso" (I Congresso Nacional de Polícia Técnica, realizando em 1961).
“Conjunto de conhecimentos que, reunindo as contribuições das várias ciências, indica os meios para descobrir crimes, identificar os seus autores e encontrá‐los, utilizando‐se de subsídios da química, da antropologia, da psicologia, da medicina legal, da psiquiatria, da datiloscopia, etc., que são consideradas
ciências auxiliares do Direito penal”. (ENCICLOPÉDIA SARAIVA DE DIREITO, v. 21, 1997:486).
-
O erro da I:
I. Disciplina que tem como objetivo a interpretação de indícios materiais extrínsecos relativos ao crime e intrínsecos relativos à pessoa.
Quem analisa vestígios intrinsecos ao ser humano é a medicina legal.
bons estudos.
-
Ótima questão para treino!
Item I: incorreto, pois a Criminalística não estuda os elementos materiais intrínsecos à pessoa, apenas os vestígios EXTRÍNSECOS relacionados ao crime.
Item II e item III estão corretos e são ótimos para estudar a definição e os princípios fundamentais (estudaremos com detalhe na próxima aula).
Gabarito: D
-
Palavras-chave no conceito de criminalística:
>Disciplina autônoma, com leis e metodologias próprias;
>Multidisciplinar, que utiliza de diversos ramos técnico-científicos como química, física, medicina-legal, etc;
>Estuda os vestígios materiais extrínsecos, suspeitos ou não, relacionados à infração;
>Objetivos da criminalística: dar materialidade ao fato típico, verificar os meios e modos com a finalidade de se observar a dinâmica dos fatos, reconhecer e interpretar os vestígios, indicar a autoria do delito e elaborar a prova técnica.
-
O adjetivo INTRÍNSECO se refere, a algo INTERIOR (dentro). Já o adjetivo EXTRÍNSECO se refere, a algo EXTERIOR (fora).
Quem analisa os vestígios INSTRÍNSECO ao ser humano é a medicina legal.
-
Para os não assinantes, gabarito letra D (II e III).
Existem dois erros na letra I. Primeiro, ele menciona que os indícios são interpretados, quando o termo correto seria VESTÍGIOS.
Segundo, a criminalística é encarregada da análise dos Vestígios EXTRÍNSICOS somente, a análise dos vestígios INTRÍNSICOS da pessoa contempla a disciplina de medicina legal.
I. Disciplina que tem como objetivo a interpretação de indícios (vestígios) materiais extrínsecos relativos ao crime e intrínsecos relativos à pessoa.