SóProvas


ID
2490088
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 associando os ferimentos descritos com os instrumentos capazes de produzi-los. Destaca-se que mais de um instrumento pode provocar o mesmo tipo de ferimento.


Coluna 1

1. A vítima apresentava escoriações e hematomas na região das costas; fratura no antebraço direito; e fratura exposta na base do crânio.

2. O cadáver exibia lesões com bordos regulares e lisos nas mãos e nos antebraços, além de múltiplos ferimentos profundos de bordos lisos e cauda linear na região do tórax.

3. A vítima possuía lesões com penetração acentuada, de pequeno diâmetro e bordos regulares nas regiões do tórax e do pescoço.


Coluna 2

( ) Faca.

( ) Espeto de churrasco.

( ) Bastão de madeira.

( ) Estilete.

( ) Barra metálica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

  • -Faca/ Estilete: lesões produzidas pela ação cortante e são características: regularidade do fundo de lesão, bordas das feridas são lisas e regulares, o centro da ferida é mais fundo do que extremidades, são mais extensas do que profundas (...). Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 103

    -Espeto de churrasco: os instrumentos perfurantes, atuam afastando os tecidos. As lesões tem como características: abertura estreita, ser quase sempre de menor diâmetro do que o agente vulnerante. Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 107

    -Bastão de madeira/ Barra metálica: lesões provocadas por ação contundente que podem ser originadas através de mecanismos de tração, torção, compressão ou sucção. (...) As lesões aqui produzidas são chamadas de lesões contusas. (...) Hematoma, é a coleção de sangue em cavidade neoformada. Há o extravasamento do sangue de vaso calibroso, mas não há difusão nos tecidos. (...) Escoriação, é decorrente da ação contundente que produz arranchamento parcial ou total da epiderme, expondo a derme. (...) Fraturas, são soluções de continuidade dos ossos decorrentes dos mecanismos de compressão, flexão ou torção. Tipos de fraturas: fraturas abertas, patológicas, fechada, expostas e cominutivas. Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 89/99

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
  • Ferimentos profundos de bordos lisos e cauda linear na região do tórax: lesão produzida por estilete.

  • GAB: LETRA A.

    1. A vítima apresentava escoriações e hematomas na região das costas; fratura no antebraço direito; e fratura exposta na base do crânio. (Bastão de madeira, barra metálica - instrumentos contundentes)

    2. O cadáver exibia lesões com bordos regulares e lisos nas mãos e nos antebraços, além de múltiplos ferimentos profundos de bordos lisos e cauda linear na região do tórax. (Faca e estilete- instrumentos perfurocortantes)

    3. A vítima possuía lesões com penetração acentuada, de pequeno diâmetro e bordos regulares nas regiões do tórax e do pescoço. (Espeto de churrasco)