-
Trata-se do princípio da Observação: "Todo contato deixa uma marca" - não pode haver uma ação que não deixe marcas de provas.
Edmond Locard (Saint-Chamond, 13 de dezembro de 1877 — Lyon, 4 de maio de 1966) foi um pioneiro da Ciência Forense, conhecido também como o Sherlock Holmes da França. Formulou o princípio básico de ciência forense: "Todo contato deixa uma marca", que ficou conhecido como o princípio de Troca de Locard. Como todo princípio, baseia-se em uma ideia simples, mas de grande profundidade.
Locard estudou Medicina e Direito em Lyon, tornando-se o assistente de Alexandre Lacassagne, criminologista e professor. Em 1910 ele começou fundar seu próprio laboratório criminal.
Ele produziu um monumental trabalho de sete volumes, chamado Traité de Criminalistique e, em 1918, descreveu doze pontos característicos para a identificação de impressões digitais. Edmond Locard continuou com a sua pesquisa até a sua morte, em 1966.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Edmond_Locard
-
O termo “CRIMINALÍSTICA”, lançado em fins do século passado com HANS GROSS e a escola alemã em toda a sua complexidade, compreende “... não somente o estudo dos vestígios concretos, materiais do crime – objeto da técnica policial – mas também o exame dos indícios abstratos, psicológicos do criminoso, na medida em que esta ciência pode ser distraída da psicologia geral, considerando que a investigação judiciária, para a descoberta do autor de um crime, utiliza freqüentemente os primeiros e não pode desprezar os outros. Sem dúvida, afirma VIOTTI, o estudo metódico da técnica policial, representado pela descoberta, reunião e apreço das provas materiais do delito, não é menos complexo no ponto de vista da investigação criminal do que o exame das provas relativas à pessoa do delinqüente”.
HANS GROSS nasceu na Áustria, em Graz, a 26 de dezembro de 1847 e faleceu em 09 de dezembro de 1915. Estudou Direito e no início foi juiz de instrução, tendo exercido este cargo por algum tempo na região da alta Estiria.
Foi também promotor de Justiça e, a partir de 1890, professor de Direito Penal em Czemowitz. Em 1903, lecionou a mesma disciplina em Praga e desde 1905, na Universidade de Graz.
GROSS é reconhecido como fundador da Criminologia e também da Criminalística, termo por ele criado. Reconheceu desde cedo, no exercício profissional, a completa ineficiência dos métodos de investigação então empregados na polícia de sua terra natal. Como tais métodos dependessem de informantes e confissões, os resultados geralmente eram obtidos pelo castigo corporal e pela toura.
FONTE: http://www.ic.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=5
Também vale ler um pouco mais sobre os principios ---> https://jus.com.br/artigos/32953/criminalistica-forense
-
Conceito de Edmond Locard Na criminalística, existe um princípio o qual postula que “todo contato deixa uma marca”.
-
GABARITO: LETRA A
Método que uso para memorização:
Princípio da OBSERVAÇÃO: Edmundo Locard - CONTATO.MARCA.
Princípio da ANÁLISE: MÉTODO CIENTÍFICO.
Princípio da INTERPRETAÇÃO: Princípio de KIRK - DOIS OBJETOS.
Princípio da DOCUMENTAÇÃO: CADEIA DE CUSTÓDIA.
-
EDMOND LOCARD FOI UM PIONEIRO DA CIÊNCIA FORENSE
CRIOU O "Laboratório de Policia Técnica" ou "Laboratório de Policia", em Lyon, na França, no ano de 1910
Todo contato deixa uma marca= Princípio de LOCARD apresentou para a comunidade científica o que ficou conhecido como princípio da troca, que até os dias de hoje serve como orientação para o trabalho pericial nos locais de crime.
-
Ora Érick Jacquin kkkkk
-
Princípio da observação - Todo contato deixa uma marca (Edmond Locard).
-
Erick Jacquin KKKKK
-
Erick Jacquin: "todo contanto deixa um tomperro"
-
Segundo o princípio de Erik Jacquin, não há crime sem "tompêro"
-
O GORDINHO JACQUIN É FAMOSO DEMAIS KKKK