-
“Saliva - é um fluido orgânico indispensável no ramo das ciências forenses (...)a presença da saliva pode ser anunciada utilizando luzes ultravioleta devendo ser recolhida através de uma zaragatoa bucal, recorrendo à utilização de luvas para abrir o invólucro sem haver a necessidade de tocar na extremidade utilizada na colheita, solicitando ao individuo ao qual será realizado a colheita, que coloque a zaragatoa bucal na boca e que raspe a extremidade serrilhada na mucosa bucal do lado esquerdo e direito. (...) A detecção de saliva pode ser feita também por imunocromatografia enzimática. O material fetal também pode ser um vestígio biológico, sendo usado, no esclarecimento de casos de investigação biológica de maternidade em que há suspeita do feto ter sido abandonado pela mãe ou quando a gravidez tiver resultado de violação, se tiver sido feita a interrupção da mesma. Segundo Pinheiro (2008), o material fetal é um vestígio forense usado principalmente em casos de investigação biológica de maternidade em que há suspeita do feto ter sido abandonado pela mãe, ou quando a gravidez tiver resultado de violação ou se tiver sido feita a interrupção da mesma. As amostras procedentes de tecidos fetais contêm quantidades apreciáveis de ADN, suscetíveis de serem analisadas, e devem ser rapidamente congeladas, para evitar a sua degradação." Paulo Sérgio Sousa Silva, Dissertação de Mestrado, Os Vestígios no Local do Crime e sua Relevância Médico-Legal face aos Interventores Extra – hospitalares
Fonte:
https://core.ac.uk/download/pdf/143394751.pdf
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
-
Gab: LETRA D (Material fetal e saliva)
Sangue (biológico) e projéteis de arma de fogo (não é biológico).
Fios de cabelo (biológico) e fibras de tecido (não é biológico).
Vestes (não é biológico) e sêmen (biológico).
Ossos (biológico) e resíduos de chumbo (não é biológico).
-
Qual alternativa apresenta apenas vestígio de origem biológica ou orgânica? Vamos eliminando as alternativas uma a uma para aprender.
(A) Sangue está ok, mas projéteis de arma de fogo não são vestígios biológicos. Incorreta.
(B) Fios de cabelo estão ok, mas fibras de tecido não.
(C) Apenas sêmen é considerado um vestígio biológico.
(D) Opção correta! Tanto o material fetal quanto a saliva são vestígios de origem biológica!
(E) Resíduos de chumbo não são de origem biológica
-
Os vestígios podem ser biológicos: de natureza orgânica, como fluidos corporais e materiais genéticos; químicos, como venenos, explosivos e drogas; e físicos, como impressões e marcas.
(Silva Neto & Espíndola, 2016).
-
A) Sangue e projéteis de arma de fogo.
B) Fios de cabelo e fibras de tecido.
C) Vestes e sêmen.
D) Material fetal e saliva.
E) Ossos e resíduos de chumbo.
-
Gente alguém me explica pq vestes, letra C, não poderia ser vestígio?
-
Pra mim essa questão deveria ser anulada. Evidência não é sinônimo de vestígio.
-
eu pensei que o tecido, era tecido da pele, emoji de palhaço