-
a) editorial: artigo que reflete a opinião apócrifa do veículo de imprensa.
b) escalada: anúncio das manchetes do dia. É sempre apresentada no início da edição.
c) Não conheço “texto coberto”, quem sabe é sinônimo de “Nota coberta” que é quando o apresentador faz uma nota sobre um acontecimento enquanto a imagem vai rodando.
d) Texto manchetado: Normalmente, apresentado por dois jornalistas de forma alternada.
e) Cabeça da matéria: introdução da reportagem, corresponde ao “LIDE” da matéria.
-
O termo "texto manchetado", o qual jamais ouvi numa redação ou sala de aula, me derrubou... Mesmo sem conhecê-lo optei por ele porque as escaladas que vi sempre foram com imagens.
-
Vera Iris Paternostro escreve em O Texto na TV, na pág. 203:
Escalada: frases de impacto sobre os assuntos do telejornal que abrem o programa. Uma escalada bem elaborada deve prender a atenção do telespectador, do começo ao fim do telejornal. Frases curtas com teasers: dois ou três takes das imagens principais.
-
Nunca via uma escalada durar 1 minuto.
-
letra b
Escalada: as manchetes do dia.
Cabeça: introdução da reportagem; a notícia sintética; lead flash (que, quem, quando). A última frase da cabeça contém a deixa para o início do VT, Stand up, etc. Tudo deve ser escrito por extenso e em caixa alta, inclusive os numerais.
TEXTO CORRIDO
Texto mais comum nas rádios. Sua característica é ser interpretado por um só locutor.
O texto corrido como o nome já diz traz informações sequenciadas por forma de importância. Sua
principal característica é a ausncia do ponto parágrafo, ou seja, apresenta frases emendadas para facilitar a narração do locutor.
TEXTO MANCHETADO
É mais trabalhado e deixa o programa mais dinâmico. É interpretado por mais de um locutor, normalmente LOC 1 e LOC 2. Cada trecho desse deve ter começo, meio e fim (apresentar uma informação independente).
O texto manchetado os períodos são curtíssimos sem muitos complementos. As informaçõe s principais são escritas na forma de ma nchetes lida por um ou mais locutore s.