SóProvas


ID
2490949
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma revista podemos encontrar textos redigidos tanto em consonância com o gênero narrativo quanto expositivo. Com relação ao primeiro, apresentam-se como especificidades a linearidade dos acontecimentos, possibilidade de sequências descritivas mais longas de acordo com o desejo do autor, uso de metáforas, adjetivação e estrutura da pirâmide normal. Já com relação ao segundo gênero, figuram como características a objetividade, a restrição linguística e a estrutura conhecida como pirâmide invertida.


São exemplos dos gêneros narrativo e expositivo, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Desconheço Editorial como gênero narrativo. 1. Narração Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.

     

    Editorial: é um gênero textual dissertativo-argumentativo que expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto, sem a obrigação da presença da objetividade.
     

  • São exemplos dos gêneros narrativo e expositivo, respectivamente editorial e matéria factual da editoria de Cidade.

  • Fui por eliminação, porque nunca vi em lugar algum o editorial ser classificado como gênero narrativo.