SóProvas


ID
2491051
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Frequentemente, surgem situações em que o técnico em radiologia se depara com pacientes enfermos, fracos ou traumatizados e imobilizados, que necessitam de cuidados e adaptações no posicionamento. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse assunto.

Alternativas
Comentários
  • e) Na radiografia de tórax no leito, deve-se elevar a cabeceira da cama, se possível, à posição ereta. Se o paciente puder atingir somente uma posição semiereta, o raio central deve ser inclinado para manter a posição perpendicular com o receptor de imagem. 

    Em exames no leito, devemos fazer com o paciente deitado. O único erro dessa questão é dizer: "deve-se elevar a cabeceira da cama, se possível, à posição ereta", se o paciente tiver condições de ficar na posição ereta. Geralmente se faz na sala de raios X com o RI no Bucky Mural.

  • Concordo com você Carlos

    Se o paciente consegue se manter ereto, fizemos a radiografia na sala no Buck mural. Foi isso que eu aprendi no estágio.

  • E se ele estiver entubado e/ou com dreno torácico e não puder sair do leito? Gab B. Corretíssimo.
  • Nossa... nunca vi isso, fazer radiografia de tórax no leito com o paciente sentado, não faz sentido algum.

    Se o paciente pode ficar nessa posição, não tem o porquê fazer o exame no leito. O paciente deve estar completamente deitado, inclusive sem travesseiro para evitar distorções na imagem, e raio central perpendicular ao receptor.

  • Excluir a possibilidade de fraturas em coluna cervical antes de manipular o paciente com trauma????? Que banca é essa....

    Visto que a questão pede para marcar a incorreta eu ficaria com a alternativa A.

  • Não concordo com a banca, em hipótese alguma se deve excluir a possibilidade de fratura antes de manuseio. Em um plantão na emergência atendi uma menina sem colar cervical e a mesma havia fratura grave de C1 e C2, se eu tivesse manuseado aquela garota excluindo a possibilidade de fratura teria comprometimento da medula.

  • Concordo com a Priscilla.

  • Quando a banca fala: (A possibilidade de fraturas e subluxações/deslocamentos da coluna cervical deve ser excluída antes de qualquer manipulação) ela quer dizer que precisamos primeiro nos certificar que não há fratutas. E não como os colegas estão falando que devemos excluir esse fator, totalmente oposto dos argurmentos sitados. Isso é interpretação de texto.

    Bons estudos!

  • Paciente com trauma na região do quadril,pode sim ser realizado apenas um ap de quadril do lado afetado. ela esta correta. Por que a banca a coloca como incorreta?