SóProvas


ID
2491957
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções, os níveis de coleções propostos pela American Library Association constituem recursos estratégicos de estrutura, como o que se refere aos materiais relacionados com descobertas recentes, experimentos, relatos e comunicações, definido como nível:

Alternativas
Comentários
  • Se a questão menciona estudo, descoberta, pensei em pesquisa por achar que tinha relação. Se alguém souber de forma mais técnica e precisa..

    Espero ter ajudado

  • NÍVEIS DE COLEÇÃO DA ALA

    NÍVEL MINÍMO: Áreas que não são primordiais para o usuário, mas que tem uso mínimo

    NÍVEL BÁSICO:  Inclui material suficiente para introduzir um assunto ou indicar informações disponíveis em outras fontes. Coleção introdutória de assuntos e obras de referências gerais

    NÍVEL DE ESTUDO:  Material básico, corrente e retrospectivo, material de apoio ao ensino, material didático, monografias e periódicos básicos de assuntos específicos.

    NÍVEL DE PESQUISA. Inclui especialmente materiais relacionados a descobertas recentes, experimentos, relatos, comunicação. Material básico, corrente e retrospectivo, material de apoio ao ensino, melhores fontes para pesquisas em áreas específicas, monografias e periódicos básicos da área.

    NÍVEL DE COMPLETEZA: Coleção profunda/completa, todos os formatos, em todas as línguas de uma determinada área do conhecimento.

  • Conforme Weitzel (2013, p. 83):

    Níveis de coleções da ALA por Figueiredo (1998, p. 41-42):

    • nível de completeza, que deve incluir todos os trabalhos significativos de uma área;
    • nível de pesquisa, que se refere aos materiais que apoiam a pesquisa, especialmente relacionados com descobertas recentes, experimentos, relatos e comunicações;
    • nível de estudo, voltada para apoiar o ensino da graduação e da pós-graduação;
    • nível básico, se refere a “uma coleção altamente seletiva para introduzir e definir um assunto e indicar as variedades de informações disponíveis em outro lugar”.
    • nível mínimo, “é uma área de assunto que é fora do escopo para as coleções da biblioteca e para as quais poucas seleções são feitas além dos instrumentos de referência básicos”.

    Gab. A

    WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.