SóProvas


ID
2492374
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Em um caso que investiga o crime de pornografia infantil, os peritos criminais encontraram no disco rígido em exame um arquivo com nome sugestivo de “fotosdepedofilia”, porém, esse arquivo estava criptografado. Para a decifragem desse arquivo, os peritos criminais criaram uma lista contendo uma palavra por linha que foi construída a partir de senhas encontradas em uma agenda apreendida no local de Busca e Apreensão, senhas armazenadas no navegador de internet do suspeito, combinação de dados biográficos do suspeito, todas as palavras do idioma português e uma base de dados de senhas vazadas disponíveis na internet. Que método para a decifragem de dados foi usado pelos peritos criminais?

Alternativas
Comentários
  • Um ataque de dicionário é um método de cracking que consiste em tentar advinhar uma senha provando todas as palavras do dicionário ou combinações de palavras.

    Sua senha, provavelmente é uma combinação :

    De palavras do dicionário

    Sequencia de caracteres do teclado.

    :)

  • Ataque de força bruta por dicionário - letra D

  • Ataque de dicionário

    Essa técnica consiste em descobrir a senha de arquivos/sistema por meio e tentativa e erro. Entretanto, diferentemente do ataque de força bruta, o domínio a ser utilizado são palavras prontas.

    Esse procedimento é muito eficiente, pois terá sucesso garantido, caso a senha esteja armazenada no dispositivo examinado, mesmo que isso seja um armazenamento temporário do próprio sistema operacional, como o uso de memória virtual.

    Ataques de dicionário são mais eficazes que os de força bruta e geralmente alcançam melhores resultados em menos tempo, principalmente quando o dicionário utilizado foi extraído do próprio dispositivo de armazenamento computacional que contém o arquivo com senha. Quando essa extração não for possível, uma boa alternativa é procurar na internet por dicionários contendo as senhas mais comuns em diversos idiomas.

    RainBow Tables

    São tabelas pré-compiladas de hashes, utilizadas para a quebra de senhas. Essa técnica é mais eficiente do que o ataque de força bruta. Softwares comerciais, como Ophcrack, são exemplos de programas que fazem uso dessas tabelas.

    Alternativa: D