-
Chysomya albiceps, Cochliomya hominivorax e Chysomya megacephala são espécies pertencentes a ordem Diptera, enquanto que Bostrichidae é uma família e a Coprophanaeus lancifer é uma espécie, ambas pertencentes a Ordem Coleóptera.
A identificação taxonômica é fundamental para a aplicação da Entomologia Médico-Legal, e a coloração do espiráculo é uma das características utilizadas para a identificação das espécies do gênero Chrysomya: As espécies Chrysomya albiceps e Chrysomya putoria apresentam espiráculo de coloração branca, enquanto que a espécie Chrysomya megacephala apresenta espiráculo de coloração escura.
A espécie Cochliomya hominivorax (observe que já pertence a outro gênero) é aquela popularmente conhecida como "mosca bicheira", seus imaturos se alimentam de tecidos vivos, produzindo as miíases ou as famosas "bernes", de grande importância na medicina veterinária.
-
1. Chysomya albiceps - Díptero de cor verde-dourada, com espiráculo protorácico branco e frequentemente associado com as fases iniciais da decomposição cadavérica.
2. Cochliomya hominivorax - Insetos cujas fêmeas adultas ovipõem em animais vivos e os imaturos se desenvolvem como parasitas alimentando-se de tecidos vivos produzindo miíases em humanos.
3. Chysomya megacephala - Díptero de coloração verde-azulada ou roxa e com espiráculo protorácico escuro, relacionado por diferentes autores, como componente da fauna cadavérica nas fases iniciais da decomposição.
4. Bostrichidae - Insetos conhecidos por infestar diferentes tipos de alimentos produzidos a partir de cereais, em especial o trigo. ORDEM: COLEÓPTERA
5. Coprophanaeus lancifer - Insetos associados à produção de lesões pós-morte irregulares e extensas em tecidos moles e desmembramentos de apêndices esqueléticos. ORDEM: COLEÓPTERA
-
Outra excelente questão para associar os insetos a suas características. Entretanto, a questão é nível hard por ter colocado o nome científico de cada espécie. Vamos relembrar então? Algumas destas espécies são extremamente importantes de vocês conhecerem seus aspectos morfológicos. Como a primeira e uma das espécies mais encontradas em local de crime:
Chysomya albiceps: “Díptero de cor verde-dourada, com espiráculo protorácico branco e frequentemente associado com as fases iniciais da decomposição cadavérica”.
Sabendo essa já mataria a questão na letra A. Vamos ver os demais!
Cochliomya hominivorax: “Insetos cujas fêmeas adultas ovipõem em animais vivos e os imaturos se desenvolvem como parasitas alimentando-se de tecidos vivos produzindo miíases em humanos”.
Chysomya megacephala: “Díptero de coloração verde-azulada ou roxa e com espiráculo protorácico escuro, relacionado por diferentes autores, como componente da fauna cadavérica nas fases iniciais da decomposição”.
Estas 3 espécies são extremamente importantes na área da Entomologia Forense Médico-Legal, além de outras. Vocês precisam conhecer as principais famílias das ordens de Diptera e Coleoptera, assim como os principais representantes de cada.
Bostrichidae é uma família de besouros (Coleoptera) que infestam “alimentos produzidos a partir de cereais, em especial o trigo”. E por fim, sobrou a espécie Coprophanaeus lancifer, besouro da família dos “rola-bosta” (Scarabaeidae), “associados à produção de lesões pós-morte irregulares e extensas em tecidos moles e desmembramentos de apêndices esqueléticos”.
Portanto, a sequência ficou: 3-5-2-1-4!
Gabarito: A