SóProvas


ID
2492596
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as ideias de Outeiral (1994) sobre adolescência e a sexualidade, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Sem comentários. Como uma banca pode usar um autor, em 2017, que afirma que a adolescência é a passagem da bissexualiade infantil para a heterossexualidade adulta!!! Socorro!

  • Quem é Outeiral?

  • JUSTIFICATVA DA BANCA PARA MANTER O GABARITO:

    Outeiral (1994), ao discorrer sobre “adolescência e sexualidade”, aponta que a sexualidade talvez se constitua num dos tópicos mais importantes e mais difíceis tanto para o próprio adolescente e para seus pais, como para a sociedade como um todo. Outeiral (1994) pontua que a identidade sexual, que começa a se organizar desde o nascimento, ADQUIRE sua ESTRUTURA, seu perfil DEFINITIVO, na ADOLESCÊNCIA (pg. 20). Para ele, é na adolescência que ocorre a passagem da bissexualidade (infantil) para a heterossexualidade adulta (pg. 20). Para Outeiral (1994), o Complexo de Édipo se reedita com intensidade na adolescência, com as peculiaridades anteriores, agora somadas a um novo fator: o desenvolvimento puberal (biológico) torna as fantasias sexuais possíveis de serem realizadas (pg. 22 - 23). Segundo Outeiral (1994), os rituais de iniciação da adolescência visam EXATAMENTE submeter o adolescente às leis de sua cultura, EM ESPECIAL, estabelecer a INTERDIÇÃO DO INCESTO (pg. 23). Portanto, os rituais de iniciação da adolescência ESTÃO relacionados à interdição do incesto.

  • Gente achei essa questão meio absurda, na verdade acertei pela eliminação. Seria absurdo demais dizer que nossa sociedade não há interdição do incesto, então achei que com certeza estaria incorreta. Mas acho que esse autor é antiquado, atualmente têm-se uma visão da sexualidade como algo dinâmico, apesar de considerar a adolescência como período primordial de mudança, conflitos e dúvidas sobre a sexualidade. E também é um pouco preconceituoso colocar a sexualidade adulta como heterossexual. Na verdade foi uma banca despreparada que pegou um autor antigo, que ninguém estuda ou conhece e colocou uma questão para dificultar a vida do candidato.