SóProvas


ID
2493025
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Henry (2012), com relação aos componentes microscópicos no sedimento urinário, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


( ) Células epiteliais escamosas delimitam o terço distai da uretra.

( ) Células epiteliais de transição delimitam o trato urinário a partir da pelve renal até o terço superior da uretra.

( ) Em adultos, a detecção de elevada concentração de células epiteliais tubulares renais indica existência de dano tubular.

( ) Lipídeos em células epiteliais de transição aliados a uma proteinuria marcante são características de síndrome nefrótica.

( ) Os cilindros são os únicos elementos formados na urina que têm nos rins o único sítio de origem. A proteína de Tamm-Horsfall é uma lipoproteína secretada pela parte espessa da alça ascendente de Henle, e possivelmente pelo túbulo distal.

Alternativas
Comentários
  • V

    F As células epiteliais de transição delimitam o trato urinário a partir da pelve renal até o terço inferior da uretra.

    V

    F Lipídeos em células epiteliais tubulares renais aliados a uma proteinuria marcante são características de síndrome nefrótica.

    F Os cilindros são os únicos elementos formados na urina que têm nos rins o único sítio de origem. A proteína de Tamm-Horsfall é uma glicoproteína secretada pela parte espessa da alça ascendente de Henle, e possivelmente pelo túbulo distal.

  • (V) Células epiteliais escamosas delimitam o terço distal da uretra.

    (F) Células epiteliais de transição delimitam o trato urinário a partir da pelve renal até o terço inferior da uretra.

    (V) Em adultos, a detecção de elevada concentração de células epiteliais tubulares renais indica existência de dano tubular.

    (F) Lipídeos em células epiteliais tubulares renais aliados a uma proteinuria marcante são características de síndrome nefrótica.

    (F) Os cilindros são os únicos elementos formados na urina que têm nos rins o único sítio de origem. A proteína de Tamm-Horsfall é uma glicoproteína secretada pela parte espessa da alça ascendente de Henle, e possivelmente pelo túbulo distal.