SóProvas


ID
2493031
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Henry (2012), muito esforço foi dedicado à descoberta, caracterização e aplicação clínica de marcadores tumorais para detectar a presença de câncer em um estágio precoce. Esses marcadores podem ser utilizados não só para classificar os tipos de cânceres, mas também para monitorar a resposta à terapia neoadjuvante. Qual é o principal marcador tumoral para o feocromocitoma?

Alternativas
Comentários
  • A determinação cromatográfica do conteúdo plasmátco de metanefrinas e normetanefrinas constitui o melhor teste de triagem para o feocromocitoma.

    O paciente deve evitar o uso de cafeína, álcool e acetaminofeno, inibidores da monoamina oxidase e antidepressivos tricíclicos ao menos por 5 dias antes da realização dos testes. 

  • O diagnóstico de feocromocitoma é estabelecido se as concentrações plasmáticas tanto de MN( METANEFRINA) livre como NMN(NORMETANEFRINA) livre forem equivalentes a cerca de 4 vezes o limite de referência superior.A METANEFRINA é o mais sensível e específico dentre esses metabólitos (Heron, 1996).

    Alfa-Fetoproteína - MARCADOR DE CARCINOMA HEPATOCELULAR; TUMOR DE CÉLS. GERMINATIVAS

    Ácido Hialurônico - PODE AUMENTAR NO CÂNCER DE MAMA, PRÓSTATA, BEXIGA E PULMÃO.

    Inibina - CA DE OVÁRIO

    Desmosterol - TUMOR CEREBRAL