-
Os artigos 58, 59 e 60 da LDB não falam muita coisa sobre essa questão.
Encontrei algumas coisas nesse pdf.
Competências dos Prof. de Educação Especial 1)Colaborar com os órgãos de gestão do Agrupamento no sentido de criar e desenvolver as condições necessárias para uma boa inclusão de alunos com necessidade educativas especiais no ensino regular; 2)Participar nas avaliações especializadas, no âmbito dos processos de Referenciação dos alunos que possam eventualmente necessitar de Educação Especial. 3)Elaborar, com a psicóloga do agrupamento, de Relatórios Técnico Pedagógicos, sempre que solicitados pelo Órgão de Gestão do Agrupamento; 4)Determinar os apoios especializados, as adequações do processo ensino/aprendizagem e as tecnologias de apoio de que o aluno deva beneficiar; 5)Encaminhar alunos que foram objecto do processo de Referenciação e Avaliação, mas que não carecem da intervenção dos serviços especializados, para os apoios a disponibilizar pela escola 6)- Cooperar com o professor Titular de Turma / Director de Turma na elaboração do Programa Educativo Individual (PEI); 7)Participar na elaboração do Plano Individual de Transição (PIT); 8)Elaborar relatórios circunstanciados, no final do ano lectivo, em conjunto com a psicóloga, professor Titular de Turma /Director de Turma e outros técnicos envolvidos no processo educativo dos alunos com NEE; 9)Colaborar na revisão do PEI dos alunos com os elementos que nele participam; 10)Leccionar áreas curriculares específicas conducentes à autonomia pessoal e social dos alunos com Currículo Específico Individual (CEI); 11)Apoiar os alunos na utilização de materiais didácticos adaptados e nas tecnologias de apoio; 12)Orientar e assegurar o desenvolvimento dos CEI`s 13)Apresentar propostas para o Plano Anual de Actividades decorrentes do Projecto Educativo do Agrupamento; 14)Colaborar na articulação de todos os serviços e entidades que intervêm no processo de reabilitação dos alunos; 15)Participar nas reuniões de conselho de turma/conselho de docentes, quando convocados; 16)Sensibilizar os professores disponibilizando informação técnica e saberes específicos; 17)Colaborar com os directores de turma nos contactos com os encarregados de educação dos alunos com NEE; 18)Colaborar com os directores de turma na procura de formas de promover relações de confiança para uma boa integração no meio escolar; 19)Acompanhar os alunos com NEE nas visitas de estudo e/ou outras actividades, sempre que necessário.
-
Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares. Essa informação está correta?
-
c) I, II e III, apenas.
-
Cleiton Canela, o trababalho no AEE não é direcionado para a realização de trabalhos da sala comum ( tipo apoio pedagogico particular) e sim, trabalhar as habilidades e competencias para a inclusão de fato deste aluno.
-
ola,alguém pode explicar por favor? III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares.
-
III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares. Pessoal, esta alternativa esta se referindo ao apoio pedagógico, com a equipe especializada, em harmonia com o professor, quem auxilia nas tarefas é o professor especializado, quem vai dar suporte psicopedagógico é o psicopedagogo, psicólogo, enfim,, esta questão se refere a estes profissionais de apoio.
-
Eu fiquei com muita dúvida desta aqui:
III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares.
Como assim não é função ajudá-los?
-
Explicação: Dúvidas devido o atendimento que seria o AEE não ajudar nas tarefas escolares, simples motivo esse atendimento não é reforço escolar é um recurso para melhorar alguma dificuldade daquele aluno. III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares.
-
Para mim a pergunta deveria ser mais concisa e explicatva. Ficou muito vaga!
-
Vejo que as tarefas escolares é uma função da família!
-
Uma pegadinha na alternativa III, mas de fato o profissional especializado não é um reforço escolar.
-
que coisa doida, eu entendo por articulação um conjunto de pessoas ali para a elaboração das atividades ,avaliação a serem desenvolvidas, ou seja, é um trabalho em cooperação, professor especializado, apoio e demais profissionais da área.
outra coisa, tarefa escolar só se limita as de casa? não existe tarefa escolar , prática de exercicios dentro da sala de aula? estranho.
penso que desde o momento que um professor estar em sala de aula, tudo ali é responsabilidade dele, inclusive no direcionamento das atividades e deveres dos alunos.
mas enfim é isso q penso rs, boa prova pra tdos q estão estudando pra essa área