SóProvas


ID
2494822
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos tipos de dados usados em geoprocessamento, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    .

    DADOS TEMÁTICOS - Dados temáticos descrevem a distribuição espacial de uma grandeza geográfica, expressa de forma qualitativa, como os mapas de pedologia e a aptidão agrícola de uma região.

     

    DADOS CADASTRAIS - Um dado cadastral distingue-se de um temático, pois cada um de seus elementos é um objeto geográfico, que possui atributos e pode estar associado a várias representações gráficas. Por exemplo, os lotes de uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos (dono, localização, valor venal, IPTU devido, etc.) e que podem ter representações gráficas diferentes em mapas de escalas distintas. Os atributos estão armazenados num sistema gerenciador de banco de dados.

     

    REDES - Em Geoprocessamento, o conceito de "rede" denota as informações associadas a: · Serviços de utilidade pública, como água, luz e telefone; · Redes de drenagem (bacias hidrográficas); · Rodovias. No caso de redes, cada objeto geográfico (e.g: cabo telefônico, transformador de rede elétrica, cano de água) possui uma localização geográfica exata e está sempre associado a atributos descritivos presentes no banco de dados. As informações gráficas de redes são armazenadas em coordenadas vetoriais, com topologia arco-nó: os atributos de arcos incluem o sentido de fluxo e os atributos dos nós sua impedância (custo de percorrimento).

     

    MODELOS NUMÉRICOS DE TERRENO - O termo modelo numérico de terreno (ou MNT) é utilizado para denotar a representação quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espaço. Comumente associados à altimetria, também podem ser utilizados para modelar unidades geológicas, como teor de minerais, ou propriedades do solo ou subsolo, como aeromagnetismo. Entre os usos de modelos numéricos de terreno, pode-se citar (Burrough, 1986): (a) Armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos; (b) Análises de corte-aterro para projeto de estradas e barragens; (c) Cômputo de mapas de declividade e exposição para apoio a análises de geomorfologia e erodibilidade; (d) Análise de variáveis geofísicas e geoquímicas; (e) Apresentação tridimensional (em combinação com outras variáveis). Um MNT pode ser definido como um modelo matemático que reproduz uma superfície real a partir de algoritmos e de um conjunto de pontos (x, y), em um referencial qualquer, com atributos denotados de z, que descrevem a variação contínua da superfície.

     

    IMAGENS - Obtidas por satélites, fotografias aéreas ou "scanners" aerotransportados, as imagens representam formas de captura indireta de informação espacial. Armazenadas como matrizes, cada elemento de imagem (denominado "pixel") tem um valor proporcional à energia eletromagnética refletida ou emitida pela área da superfície terrestre correspondente.

     

     

    Fonte: http://www.ufpa.br/sampaio/curso_de_sbd/sig/cap02-conceitos.pdf

  • Dados cadastrais: é possível associar a cada polígono várias informações (atributos), organizados de forma tabular (tabela de atributos).

    Dados temáticos: cada polígono tem, além do identificador, uma ÚNICA classe temática.