SóProvas


ID
249523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

Os protocolos ARP (address resolution protocol) e RARP (reverse address resolution protocol) desempenham funções características da camada 3 do modelo OSI, relacionadas ao endereçamento de rede, ao roteamento de pacotes e ao controle de congestionamento.

Alternativas
Comentários
  • Vamos análisar a questão:
    1 - "Os protocolos ARP (address resolution protocol) e RARP (reverse address resolution protocol) desempenham funções características da camada 3 do modelo OSI"  -  ARP está associado a camada Data Link (Enlace) do OSI, camada 2 - ERRADO*
    2 - ", relacionadas ao endereçamento de rede, " - Endereçamento dos  PACOTES de Rede faz parte nível. Talvez seja um erro da questão omitir o pacote. Assumirei CORRETO
    3 - " ao roteamento de pacotes "- Nessa camada há a Roteamento dos pacotes e decisão de  caminho otimizado até o destino. CORRETO
    4 - " e ao controle de congestionamento. " Talvez o termo mais adequado seja Controle de Tráfego; para isso usa tabelas de roteamento. Assumirei CORRETO

    Assumindo que o erro está em afirmar que o ARP e RARP fazem parte da camada 3 do modelo OSI o gabarito realmente está ERRADO. Outro possível erro seria afirmar que a camada 3 está relacionada a "endereçamento de rede" quando na verdade é "endereçamento dos pacotes de rede" mas já acho preciosismo da banca. Por último se pensar que Congestionamento já seria uma AUSÊNCIA de controle de tráfego a questão também estaria ERRADA.

    *Contudo,  há publicações afirmando que ARP faz parte da camada 3, já que ele mapeia endereços da camada 3 (Ex. IP ) para a camada 2 (Ex. MAC). RARP, obsoleto,  também possui esse dilema,  usado traduzir endereços da camada 2 para 3.


    Referências
    http://www.thecertificationhub.com/networkplus/the_osi_ref_model.htm
    http://tools.ietf.org/html/rfc903 - RFC do RARP
    http://www.tildefrugal.net/tech/arp.php
  • Na minha opinião, o problema da questão é a afirmação que as funções dos protocolos ARP e RARP estão relacionadas ao controle de congestionamento.
  • Também visualizei somente o mesmo erro apontado pela Geórgia. Não sei quanto ao CESPE pois ainda estou iniciando minha preparação para ele, mas estudei recentemente para concurso da FCC e a mesma entende que o ARP é camada 3.
  • No meu entender, isso foi um embromation da CESPE na questão do controle de congestionamento, pois isso estaria se referindo ao Controle de Fluxo do TCP que é camada 4.

  • A explicação do colega não confere com a fonte citada. ARP é protocolo da camada 3 e não da 2, então a primeira afirmação está correta.
    http://www.thecertificationhub.com/networkplus/the_osi_ref_model.htm
    A única afirmação que merece uma atenção especial é a referente ao CONTROLE DE CONGESTIONAMENTO.
  • Questão muito simples, vamos analisa-la.
    Função dos protocolos ARP (address resolution protocol) e RARP (reverse address resolution protocol):
       Como o próprio nome sugere esses são protocolos de resolução de endereço:
       para o ARP:
             -ARP(IP para MAC): 1. O Emissor envia um ARP-Request em Broadcast no enlace local perguntando se alguem é dono do endereço IP que deseja-se estabelecer comunicação. 2.O Destinatário devolve um ARP-Reply em unicast para o Emissor informando seu endereço MAC para que se possa iniciar a comunicação no enlace local.
       para o RARP(MAC para IP): Ao se startar um terminal burro esse tenta carregar o SO por uma interface que rede a qual deve estar configurado um servidor RARP que será acionado para fornecer-lo um indereço IP valido no enlace e outras configurações como mácara de rede e default gateway (Atualmente tem-se usado HTCP como uma alternativa mais viável ao RARP).
    Como esses protocolos trabalham com IP e MAC (informações de camada 3 e 2 respectivamente) ambos são protocolos de camada de Rede.
    Roteamento de pacotes: função tipica de protocolos de Roteamento como RIP, OSPF, BGP.
    Controle de Congestionamento : Função normalmente relacionada com o protocolo de Trasnsporte TCP, mas que também pode ser executada em conjunto com os protocolos IP e ICMP de forma mais rustica.
  • Tal como a maior parte dos protocolos, ARP e RARP não funcionam em apenas uma camada do modelo teórico OSI, mas tem funções que trabalham entre camada 2 e 3. Pela RFC 826 (http://tools.ietf.org/html/rfc826), vê-se que utiliza o espaço de uma rede local de comunicação, o que o classifica como camada 1 TCP/IP (que é diferente da quantidade de camadas do Tanenbaum) e predominantemente camada 2 dos OSI. Reforça-se isso com a análise do cabeçalho ARP:


    Onde:
    Hardware type (HTYPE): Especifica o protocolo de rede. Exemplo: Ethernet é 1, FrameRelay é 15, FibreChannel é 18, IPSec 31, ATM 19.
    Protocol type (PTYPE): Especifica o protocolo interedes (camada 2 TCP/IP; 3 do OSI), a que a requisição ARP se destina. IPv4: 0x0800; ARP 0x0806; FrameRelay 0x6559; SMNP 0x814C; IPv6 0x86DD
    Hardware length (HLEN): Tamanho, em octetos, do endereço de hardware. Ethernet é 6.
    Protocol length (PLEN): Tamanho, em octetos, dos endereços usados pelo protocolo da camada superior, especificado no PTYPE. IPv4 é 4.
    Operation: Especifica a operação executada pelo remetente. Ex: 1 para solicitação, 2 para resposta, entre 26 operações registradas.
    Sender hardware address (SHA): Endereço do remetente.
    Sender protocol address (SPA): Endereço interedes do remetente.
    Target hardware address (THA): Endereço de hardware do destinatário. Campo ignorado em solicitações.
    Target protocol address (TPA): Endereço interedes do destinatário pretendido. 
  • Gente, Instale O Wireshark (Analisador de protocolos) e façam o teste... REALMENTE ARP É PROTOCOLO DE CAMADA 2!!! O quadro se origina a partir da camada 2 e não tenho nenhuma dúvida quanto a isso. Boa sorte!!
  • qual o erro?

  • ERRADO

    ARP é da camada 2 do OSI

  • Controle de fluxo: TCP, camada de transporte

  • Existe 1 erro na questão (em vermelho):

    Os protocolos ARP (address resolution protocol) e RARP (reverse address resolution protocol) desempenham funções características da camada 3 do modelo OSI, relacionadas ao endereçamento de rede, ao roteamento de pacotes e ao controle de congestionamento.

    Quem faz o controle de congestionamento é o TCP (camada 4 do OSI)que é um protocolo orientado à conexão e confiável que faz o controle de congestionamento e de fluxo e ainda permite a comunicação ponto-a-ponto.

  • Os protocolos ARP (address resolution protocol) e RARP (reverse address resolution protocol) desempenham funções características da camada 3 do modelo OSI, relacionadas ao endereçamento de rede, ao roteamento de pacotes e ao controle de congestionamento.

    Esse assunto nao eh pacifico entre os grandes autores (pra ferrar de vez com a discussao - pra nao dizer outra palavra com F. Vejam o q diz [1]:

    "ARP é um protocolo de baixo nível que esconde o endereçamento subjacente usado pelo hardware de rede, que nos permite atribuir um endereço IP arbitrário para cada máquina. Pensamos em ARP como associado com o sistema de rede física, e não como parte dos protocolos da Internet".

    Este outro autor poe o ARP na camada de rede[2]

    O mesmo entendimento deste outro autor[3]. Segundo ele:

    Além do IP, que é usado para transferência de dados, a Internet tem diversos protocolos de controle que são usados na camada de rede. Eles incluem ICMP, ARP e DHCP.

    Fora essa polemica, o ARP nao faz nada q a questao afirma: enderecamento de rede(DHCP), nem roteamento de pacotes(IP) ou controle de congestionamento.

    Fonte:

    [1] Douglas Comer

    [2] Forouzan

    [3] Tanenbaum, Redes, 5ed

  • Gabarito- ERRADO

    Controle de congestionamento é feito pelo CSMA/CD na se for rede física e CSMA/CA se for rede sem fio, atuando junto com o protocolo TCP, e estaria na camada de transporte, camada 4 do OSI e TCP.

  • O ARP é um protocolo da Camada de Rede/Internet responsável por manter uma tabela de conversão de endereços lógicos em endereços físicos. Existe também o Reverse ARP (RARP), que é responsável por fazer o sentido contrário, isto é, ele mapeia endereços MAC (Camada de Enlace) para endereços IP (Camada de Rede). No modelo OSI a camada de Rede é a 3.

    Exemplo da conversão:

    Endereço IP: 169.254.115.4

    Endereço MAC: 9c-b6-d0-90-1b-1d

    Como faz pra achar isso no seu computador? No prompt de comando do sistema operacional, se você digitar arp -a, você verá a tabela e todas as suas entradas.

    Anota no caderninho as equivalências de cada modelo (OSI E TCP/IP):

    OSI: Aplicação, apresentação, sessão

    TCP/IP: Aplicação

    -----------------------------------------------------

    OSI: transporte

    TCP/IP: transporte

    -----------------------------------------------------

    OSI: rede

    TCP/IP: internet

    -----------------------------------------------------

    OSI: enlace, física

    TCP/IP: enlace

    -----------------------------------------------------

    ERRADO.

    _si vis pacem para bellum

  • Gabarito: Errado.

    Sim, o RARP e o ARP atuam na camada 3 (rede). Porém suas funções não são as apresentadas pelo enunciado. De modo bem sintetizado, pra memorizar:

    ARP --> Converte endereço lógico (IP) para endereço físico (MAC)

    RARP --> Converte endereço físico (MAC) para endereço lógico (IP).

  • Associa o IP ao MAC.