SóProvas


ID
249532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

Em ligações inter-redes embasadas em TCP/IP, os repetidores atuam no nível da camada 1, as pontes, nos níveis das camadas 1 e 2, e os roteadores, nos níveis das camadas 1, 2 e 3.

Alternativas
Comentários
  • A dúvida que pode surgir aqui é se um equipamento do nível 3 pode tratar as informações do nível 2 e 1.
    Basta terem em mente a analogia dos envelopes. Para chegar ao nível 3 (redes) o roteador precisou desenvelopar o Frame Etherenet de dentro do fluxo da camada física. Em seguida, desenvelopou o pacote de dentro do Frame Ethernet. Em cada etapa intermediária ele obtem as informações do nível inferior. Por exemplo, posso filtrar pacotes em um roteador baseado no ARP do Frame que ele transporta. Logo, um elemento do nível X pode tratar informações de todos os níveis inferiores a ele.
  • Errei a questão. Se tivesse falado em modelo OSI estaria corretíssimo. Porém , a questão trata de TCP/IP, este modelo tem apenas 4 camadas: host-rede (intra-rede), internet (inter-rede), transporte e aplicação. A camada 3 no TCP/IP é a camada de transporte que é a comunicação fim a fim, não há de se falar em roteamento.
    Alguém concorda?
  • Nesta questão o CESPE adotou o modelo TCP/IP de 5 camadas explanado pelo Tanembaum em sua obra (separando Física de Enlace). Ele, na prática, só difere do modelo OSI da camada de Sessão pra cima, sendo neste quesito idêntico ao modelo TCP/IP de 4 camadas definido na publicação oficial do protocolo (Sessão+Apresentação+Aplicação = somente Aplicação).

    Ao Wagner, conforme eu explanei acima, na questão foi adotado o modelo "TCP/IP - Tanembaum", onde a camada 3 é referente a camada de REDE, assim como no OSI. Portanto, nas próximas provas do CESPE leve em consideração somente este modelo, pois há aqui uma espécie de jurisprudência formada. Para outras bancas você terá que analisar o histórico das questões para se certificar do modelo adotado pelas mesmas. 

  • Só um comentário: o colega acima Alysson fala em arquitetura TCP/IP de 5 camadas do Tanembaum.

    O Tanembaum considera o TCP/IP com apenas 4 camadas
    4.Aplicação
    3 Transporte
    2 Rede (Inter-rede)
    1 Host/Rede

    O autor que considera 5 camadas é o Kurose. Sendo assim, para Tanembaum, rede é camada 2.

    Na questão não foi considerada a classificação dada pelo Tanembaum.
  • Discordo:

    esta questão apresenta 3 elementos de interconexão de redes e seus respectivos níveis na arquitetura TCP/IP. A CESPE está inventando novamente, apenas para confundir o candidato. Falar que um roteador atua nos 3 níveis é errado conceituamente. Roteador trata de rotas..e não de meio físico. Considerar que um roteador atua nos 3 níveis apenas pq ele trata com os cabeçalhos dos níveis mais baixos é errado.

    Mas, como a banca é soberana, essa é mais uma questão totalmente confusa e em desacordo com os autores mais renomados.

    Examinador ta se achando mais que o tanenbaum...fala sério!

    Abraços
  • A questão  Q72710   fala exatamente sobre isso:

    os roteadores são elementos de nível 3 e no TCP/IP NÃO analisam os quadros físicos, apenas os datagramas IP contidos dentro dos quadros físicos. Exatamente isso confirma que essa questão está totalmente errada, não é o fato de o roteador retirar o datragrama IP de dentro do quadro físico que faz com que ele atue na camada 2, por exemplo. É absurdo falar isso...o roteador é de nível 3, ele ignora o quadro físico, se preocupando apenas com o datagrama (no caso do TCP/IP).

    Questão errada!
  • Uma coisa é o roteador ler os PDUs da camadas para realizar o roteamento, outra coisa é ele realzar algum serviço nessas camada. Só o caso dele ler os PDUs das camada 1 e 2 não o torna atuante dessas camadas.
  • Sendo objetivo:
    O modelo TCP/IP possui 4 camadas (Host/rede, inter-redes, transporte e aplicação)
    O modelo OSI possui 7 camadas (fisica, enlace, rede, transporte, sessão,apresenta;cão e aplicação)
    Não há de se falar em modelo proposto por fulano ou beltrano, esses modelos são criados para fins didáticos, ao bel prazer do autor. NÃO são modelos aceitos pela comunidade internacional.  Existem NORMAS (RFC's) internacionais que definem os padrões de cada modelo e essas normas definem o OSI com 7 camadas e o TCP/IP com 4.
    A menos que a questão cite explicitamente 'Segundo modelo proposto por fulano..", deve-se considerar os padrões normatizados.
    a camada 3 do modelo TCP/IP é TRANSPORTE, e roteadores NÃO atuam nesta camada.
    A questão esta (ou deveria estar...) ERRADA.
  • Comentário tirado do google groups:


    Isso é uma coisa que eu sempre falo em sala. Porém, tem-se que ter cuidado
    com esse verbo "atuar", que é vago, uma vez que as bancas costumam divergir
    sobre isso.

    O fato é que cada ativo para chegar a operar em uma determinada camada, na
    qual executa sua função principal, fatalmente tem de acumular as camadas
    inferiores.

    O resto é Português ao bel prazer das bancas.

    []´s

    Walter Cunha




  • Concordo plenamente com o comentario do Lucas, em que o roteador não ATUA na camada 3 (Transportes).

    Essa questão deveria de ser anulada.

  • Eu discordo da colocação do colega Luis Claudio. Tanenbaum, considera, sim, um modelo de 5 camadas (modelo híbrido), que ele chama de modelo osi modificado. Apesar de ele afirmar que se concentra basicamente no TCP IP e em protocolos afins.

    No modelo híbrido considerado por tanenbaum tem-se as camadas de: aplicação, transporte, rede, enlace, física.

    Tanenbaum resolveu considerar cinco camadas por quê, segundo ele, o modelo OSI jamais conseguiu popularidade(o modelo existe, mas os protocolos nunca foram usados, de fato), o que ocorreu exatamente o contrário com o TCP: o modelo é praticamente inexistente, mas os protocolos são usados em larga escala.

    Eu estou com o livro aqui na minha mesa, não estou usando trecho copiado da internet, ou GBooks(que é sempre pela metade), e ele fala no livro todo sobre essas cinco camadas.

    Muito cuidado ao postarem, sempre citem suas fontes.

    Fonte: Redes de computadores, Por Andrew S. Tanenbaum