-
Quando nos conectamos por telnet com um servidor temos que enviar nosso nome de usuário e senha. Estes dados críticos se enviam por meio de texto plano, sem nenhum tipo de encriptação, por isso qualquer um poderia lê-los se estiver "escutando" nossas comunicações.
Para evitar este grave problema de segurança se utiliza SSH, que é um protocolo de comunicação em redes muito parecido, porém onde todas as comunicações viajam de maneira encriptada.
-
Gabarito Certo
Este protocolo é um protocolo básico, no qual se apoiam outros protocolos da sequência TCP/IP (FTP, SMTP, POP3,…). As especificações de Telnet não mencionam autenticação porque o Telnet está totalmente separado das aplicações que o utilizam (o protocolo FTP define uma sequência de autenticação acima do Telnet). Além disso, o protocolo Telnet é um protocolo de transferência de dados não seguro, o que quer dizer que os dados que veicula circulam às claras na rede (de maneira não codificada). Quando o protocolo Telnet é utilizado para ligar um hóspede distante à máquina na qual é aplicado como servidor, este protocolo é atribuído à porta 23.
Se fizermos uma exceção às opções e às regras de negociação associadas, as especificações do protocolo Telnet são básicas. A transmissão de dados através de Telnet consiste unicamente em transmitir bytes no fluxo TCP (o protocolo Telnet precisa que os dados devem, por default - isto é, se nenhuma opção precisar o contrário - ser agrupados num tampão antes de serem enviados. Mais concretamente, isto significa que por default os dados são enviados linha por linha). Quando o byte 255 é transmitido, o próximo deve ser interpretado como um comando. O byte 255 é assim nomeado IAC (Interpret As Command, traduza-se "interpretar como um comando"). Os comandos são descritos posteriormente.
As especificações básicas do protocolo Telnet estão disponíveis no RFC 854, enquanto as numerosas opções são descritas nos RFC 855 a 861.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Correto, pois o TELNET não possui criptografia. O SSH, por exemplo, é uma boa opção.
-
TELNET -> é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação remota entre computadores ligados em uma rede baseada em TCP.
*Considerado um protocolo não seguro
*Não possui recursos de segurança como criptografia
-
GABARITO CORRETO!
.
.
1. O TELNET não tem suporte a RSA;
2. O SSH, por outro lado, tem suporte a RSA.
RSA: ALGORITMO DE CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICO.