GABARITO - E
Worm e um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando copias de si mesmo de computador para computador.
Diferente do vírus, o worm nao se propaga por meio da inclusão de copias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Worms sao notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido a grande quantidade de copias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilizac¸ao de computadores.
FONTE - CERT-BR
A segurança da informação organiza as ameaças e ataques, e também os mecanismos de proteção ativa e passiva.
Ameaças e ataques podem ser neutralizados ou eliminados através de mecanismos de proteção que usamos em nosso dispositivo.
Worm é um verme.
Um verme se multiplica pela rede, passando de dispositivo para dispositivo, consumindo os recursos computacionais (banda de conexão), e tornando a rede de computadores lenta.
Contra os worms, que são um tipo de malware, podemos usar um software anti-malware.
Infecção: dispositivo para dispositivo
Precisa executar? Não. Ele é auto-executável.
Vírus de computador é um programa, ou parte de um programa, que se propaga por meio de cópias de si mesmo, infectando outros programas e arquivos do computador.
Infecção: arquivos para arquivos
Precisa executar? Sim. Se não for executado, o vírus permanece inativo.
A letra A é vírus de computador.
A letra B é Backdoor (porta dos fundos). Ele permite que o invasor acesse o computador sem ser percebido, através de portas de conexão que foram abertas anteriormente.
A letra C é spyware. Espiona o usuário, e envia para o seu criador as informações. Podem ser especializados em teclado (keylogger), telas (screenlogger), ou ambos.
A letra D é adware. Exibem propagandas não solicitadas, monitoram o acesso, direcionam propagandas, etc.
Letra E