SóProvas


ID
2497330
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A concepção da intitulada “questão social” não é fonte unânime e homogênea entre os autores e estudiosos do tema. Porém, considerando a “questão social” na perspectiva da tradição marxista, alguns elementos são específicos. Sendo assim, sobre a concepção e a gênese da questão social para Santos (2012), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab.  A

     

     

    Apesar do examinador utilizar Santos, a concepção foi difundida por CARVALHO e IAMAMOTO (1983, p.77): “A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

     

     

    Ref.

    IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo, Cortez, 1983.

     

  • O entendimento da professora Santos (2012) é o mesmo de Iamamoto e Carvalho (2008). A questão social não é senão, as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo o seu reconhecimento como classe, por parte do empresariado e do Estado. È a manifestação no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão (IAMAMOTO; CARVALHO, 2008, p. 77).

    RESPOSTA: LETRA A