-
II - errada
O certo seria:
Quando o concreto é dosado volumetricamente, nas obras, por meio de caixotes (pardiolas), geralmente o traço se refere a uma pardiola de cimento, cujo volume aparente geralmente é de 18L.
-
Flavio Ravier, o que o enunciado refere-se é o volume aparente do cimento do saco de cimento( 50kg) e nao em relação a padiola.
No livro do Walid Yazigi ( Tecnica de Edificar) está mencionado que volume aparente do saco de cimento são 42 litros.
-
Vi que um saco de cimento possui volume de 36 litros.
-
De acordo com a norma, por menor que seja o controle de qualidade da dosagem, o cimento precisa ser medido sempre em massa.
.
.
Atualizado 17/04/2019
Meu comentário ficou meu estranho pois não citei a norma. Essa informação não tá implícita, mas é válida, pois, segundo
NBR 12655:2015, para todas as classes de concreto o cimento é medido em massa, no preparo do concreto.
5.6.3.1 Condições de preparo do concreto
O cálculo da resistência de dosagem do concreto depende, entre outras variáveis, das condições de preparo do concreto, definidas a seguir:
a) condição A (aplicável a todas as classes de concreto): o cimento e os agregados são medidos
em massa, a água de amassamento é medida em massa ou volume com dispositivo dosador e corrigida em função da umidade dos agregados;
b) condição B (pode ser aplicada às classes C10 a C20): o cimento é medido em massa, a água de amassamento é medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados medidos em massa combinada com volume, de acordo com o exposto em 5.4;
c) condição C (pode ser aplicada apenas aos concretos de classe C10 e C15): o cimento é medido em massa, os agregados são medidos em volume, a água de amassamento é medida em volume e a sua quantidade é corrigida em função da estimativa da umidade dos agregados da determinação da consistência do concreto, conforme disposto na ABNT NBR NM 67 ou outro método normalizado.
-
I. O laboratório determina o traço em massa, referido à unidade de massa de cimento.
Correto. Laboratório tem que medir em massa (método mais preciso).
II. Quando o concreto é dosado volumetricamente, nas obras, por meio de caixotes, geralmente o traço se refere a um saco de cimento, cujo volume aparente é de 35 litros.
Errado (?). Questionável. Fiz uma pesquisa rápida e de fato, a maioria cita que 50kg = 2 x 18 litros (36 litros), mas isso depende muito do cimento. Pode haver diferentes considerações no peso específico de acordo com o tipo de cimento...Mas na prática é na lata de 18 litros mesmo...
III. Uma forma de designar o traço de um concreto é pela massa de cada componente por metro cúbico de concreto. Nesse caso, os traços são determinados gravimetricamente, ou seja, pelo peso ou massa dos componentes.
Correto (?). Conforme dito pelo Damiao, por menor que seja o controle, o cimento é em massa (segundo a norma).
-
o erro seria não utilizar o termo padiola?
-
Um saco de cimento tem 50 kg e volume de 36 Litros
Dessa forma, já mataria a questão