GAB: B
4.2.1 - OBJETO E MODUS OPERANDI DOS CRIMINOSOS
O objeto dos criminosos é o crime - covardia, violência e hostilidade. O “Modus Operandi” é o modo de operação dos criminosos, ou seja, como pensam, agem, etc. No mundo do crime (principalmente quando se trata de atentado contra dignitários) também existe um faseamento, ou seja etapas para cometer um crime.
4.2.2 - OBJETO E MODUS OPERANDI DA SEGURANÇA
O objeto da segurança é a salvaguarda de bens e pessoas através do emprego de técnicas e táticas preventivas, ostensivas e ofensivas, se necessário.
O “Modus Operandi” (modo de operação), como já frisamos diversas vezes gira em torno da prevenção ativa e passiva.
A prevenção ativa engloba: equipe de segurança; sistemas de escolta ou acompanhamento; emprego tático de armas letais e não letais; táticas de defesa pessoal; monitoramento de instalações; controle de acesso e circulação de pessoas, mercadorias e veículos; comunicação de segurança; rastreamento de veículos e de pessoas; emprego de detectores e sensores; demais ações humanas voltadas a proteção de instalações e pessoas.
A prevenção passiva engloba: muros, portas, grades, cercas elétricas, alarmes, cofres, sala-forte, cadeados, paredes reforçadas, portas corta-fogo, blindagens, etc.
Fonte: http://www.assisprofessor.com.br/documentos/escolas/Apostilas1/RESUMO%20BASICO%20DE%20SEGURANCA%20DE%20DIGNITARIOS.pdf