SóProvas


ID
2498488
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O motociclista Orlando da Silva se envolveu em um acidente grave de moto com um carro de passeio. Ele teve escoriações no corpo inteiro e um ferimento perfurante no braço direito, com hemorragia venosa. Além disso, ficou inconsciente por 20 minutos e em seguida teve uma Parada Cardiorrespiratória − PCR, ficando estirado no chão no meio da via pública. O motorista João Siqueira, que bateu em sua moto, foi ajudá-lo a fim de isolar o local e dar os primeiros atendimentos a Orlando. João Siqueira é agente de segurança de dignitários e possui o curso prático de Primeiros Socorros, sendo socorrista leigo treinado. Orlando ficou 30 minutos a espera da Ambulância. Com relação ao procedimento inicial ou Suporte Emergencial à Vida − SEV e a Ressuscitação Cardiopulmonar − RCP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  leigo treinado é o melhor! kkk

  • Questão mal elaborada!!

  • Rapaz... No edital diz apenas "Noções de primeiros-socorros no trânsito (2005) - DENATRAN".

    Fiquei surpresa com esta questão agora.

    E eu achando que era só ler aquela cartilha safada do DENATRAN... Errei feio, errei rude...kkkkkkkkkkkkkkkk

    Toma, distraída!

  • Algum filho de Deus pra comentar as alternativas ? :D

  • "é mais fácil de ser executada por um socorrista não treinado?" Que zorra de treinamento é esse? kkkkk

  •  

    Gabarito: A
    * Erros em negrito 

    B) Deve-se movimentar a vítima com cuidado do local, pois há uma situação de risco grave e iminente, retirar capacete e podendo aplicar um torniquete para estancar hemorragia do braço. Além disso, se o socorrista leigo treinado puder realizar ventilações de resgaste, as compressões, sendo 15 compressões para cada 2 ventilações. (Não se deve movimentar a vítima nem retirar o capacete, 30 compressões para cara 2 ventilações) 

     

    C) Não deverá movimentar a vítima em hipótese alguma e nem cuidar das lesões facilmente visíveis que continuam sangrando, mesmo que por mais simples que seja os primeiros atendimentos e a sobre RCP, devem ser aplicadas por profissionais capacitados e habilitados para essa finalidade. (Claro que pode cuidar das lesões facilmente visíveis, e o RCP pode ser aplicado por qualquer pessoa treinada)

     

    D)Para um socorrista leigo treinado, neste caso, as compressões torácicas e as ventilações devem ser aplicadas na relação de 30 compressões para cada ventilação, devendo continuar a RCP até a chegada da ambulância e que assumam o cuidado à vitima. Sobre a hemorragia, pode-se realizar a compressão do ferimento, diretamente sobre ele, com pano, e com força para estancar o sangramento. (Quando se tratar de socorrista "Leigo" este deverá priorizar a aplicação das compressões (100/minuto), caso ele possua treinamento poderá realizar as insuflações na frequência de 30 compressões por 2 ventilações (uma ventilação a cada 6 ou 8 segundos)

     

    E) Todo socorrista leigo treinado deve, no mínimo, somente aplicar compressões torácicas em vitimas com PCR e de colapso súbito, com ênfase em comprimir com força, superior a 6 cm, e rapidez no centro do tórax, 150 compressões por minuto e seguir as instruções do atendente prestador de primeiros socorros por telefone. Além disso, a RCP deve ser continua até a chegada da ambulância.  (no mínimo, 2 polegadas, cerca de 5 cm e 100 compressões por minuto)

     

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Reanima%C3%A7%C3%A3o_cardiorrespirat%C3%B3ria

     

    Se estiver algo errado, por favor, me corrijam! Abraço, fiquem com Deus.

    Fé, Foco e força!

  • A questão fala que João Siqueira é Socorrista Leigo Treinado. Se é treinado, no meu entendimento ele pode sim fazer o procedimento da letra D. Parece mal elaborada.
  • Abaixo pode encontrar alguns conselhos da Associação Americana do Coração: Pessoas sem formação. Se não tem formação em ressuscitação cardiopulmonar (RCP), apenas faça a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) utilizando as mãos. Isso significa que deve fazer cerca de 100 compressões ininterruptas por minuto, até chegarem os paramédicos (descrito em mais pormenor abaixo). Não é preciso que realize ventilação de resgate. Pessoal com formação e preparado para agir. Se é tem formação e se sente confiante nas suas capacidades, inicie a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com compressões torácicas, em vez de verificar primeiro as vias respiratórias e de fazer ventilação de resgate. Inicie a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com 30 compressões torácicas antes de verificar as vias respiratórias de fazer ventilações de resgate. Pessoal com formação, mas enferrujado (com pouca prática recente). Caso tiver tido formação em ressuscitação cardiopulmonar (RCP), mas não se sente confiante nas suas capacidades para a realizar, faça apenas compressões torácicas a uma cadência de cerca de 100 por minuto. (Detalhes disponíveis abaixo). https://www.portalenf.com/amp/2016/07/ressuscitacao-cardiopulmonar-rcp-primeiros-socorros//
  • Gab a,

    A RCP somente com compressão é mais fácil de ser executada por um socorrista não treinado e pode ser prontamente orientado por telefone pelos atendentes. Com relação à hemorragia, por mais simples que seja qualquer pessoa pode realizar a compressão do ferimento, diretamente sobre ele, com uma gaze ou pano limpo. 

    Essa pergunta me atrapalhou tbm,Socorrista Leigo treinado?

  • Foi anulada não?

  • Fiz um curso de primeiros socorros e o professor passou essa questao para respondermos... eu coloquei altermativa A no entanto ele disse que estava errado pelo fato de que no Brasil nao se tem o habito de fazer orientaçoes pelo telefone e que isso é comum nos EUA, segundo ele a alternativa correta era a D... agora eu vi a questao aqui e nao entendi mais nada kkkkkkkkkkkkkkkk

  • leigo

    adjetivo substantivo masculino

    1.

    que ou aquele que não recebeu ordens sacras; laico [Orign. designava o serviçal dos conventos.].

    2.

    que ou aquele que é estranho a ou que revela ignorância ou pouca familiaridade com determinado assunto, profissão etc.; desconhecedor, inexperiente.

    "opinião l."

  • Recomendações para RCP na PCR extra-hospitalar para LEIGOS (TREINADOS e NÃO TREINADOS)

    -> orientar a realização apenas das compressões torácicas para os adultos em OHCA*

    Recomendações para RCP na PCR extra-hospitalar para socorristas treinados

    -> 30 compressões para 02 ventilações (30:2) sem interromper compressões torácicas para dar as ventilações; ou

    -> 01 ventilação a cada 06 segundos (10 ventilações por minuto), antes da colocação de uma via aérea avançada; 

    -> Compressões toráxicas minimamente interrompidas

    FONTE: American Heart Association (AHA), 2017 

  • Na avaliação primária, o enfermeiro realiza o ABCDE do trauma (Via aérea, Respiração, Circulação, Disfunção neurológica e Exposição), deve ser feita rapidamente entre 2-5 minutos, tem como objetivo identificação e tratamento prioritário daquelas lesões que põem em risco a vida do paciente. Na presença de sangramento ativo, considerar compressão direta com gaze estéril, se possível. 

    O socorrista leigo deve realizar compressões torácicas contínuas para vítima adulta em Parada Cariorrespiratória – PCR em ambiente extrahospitalar. O tórax deve ser comprimido com a frequência de 100 a 120 compressões/ minuto; com uma profundidade de no mínimo de 2 polegadas (5 cm) e no máximo 2,4 polegadas (6 cm), permitindo o retorno completo do tórax após cada compressão, sem retirar o contato das mãos com o mesmo. 

    A alternativa A está correta, já que coloca apenas as compressões torácicas e o controle da hemorragia pelo socorrista leigo. 

    A vítima não deve ser movimentada e além disso o socorrista leigo não realiza ventilações. Alternativa B está errada. 

    No caso da hemorragia uma pessoas pode realizar a compressão do ferimento, diretamente sobre ele, com uma gaze ou pano limpo. Além disso, um socorrista leigo pode realizar as compressões torácicas. Alternativa C está errada. 

    O socorrista leigo não realiza ventilações. Alternativa D está errada. 

    A força das compressões não pode ultrapassar 6 polegadas e a frequência de compressões deve ser de 100 a 120 compressões/ minuto, portanto a alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A. 

    Bibliografia 

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.