SóProvas


ID
2498764
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.


Dentro do universo colonial, é importante destacar o cotidiano das relações escravistas. Embora muitos proprietários vissem os cativos como simples “coisas” e usassem a força e outros recursos para conservá-los nessa categoria, _____________________________.

Alternativas
Comentários
  • Seria interessante um comentário do professor para esclarecer sobre "agentes transformadores e conservadores". Pois, eu entendi esse termo, conservador, como sendo conservador da sua própria cultura. Exemplo, através do sincretismo religioso!

  • @Juan Garcia

    Dei uma pesquisada e pelo que eu compreendi, quando a questão afirma que FORAM AGENTES CONSERVADORES DO SEU TEMPO está referindo como se os escravos lutassem para manter a escravidão, já que nesse período era uma das principais característica do Brasil Colonial ( temos total certeza de que os escravos não lutavam para permanecerem escravos ^^). Espero ter ajudado.

  • @Juan Garcia

    Dei uma pesquisada e pelo que eu compreendi, quando a questão afirma que FORAM AGENTES CONSERVADORES DO SEU TEMPO está referindo como se os escravos lutassem para manter a escravidão, já que nesse período era uma das principais característica do Brasil Colonial ( temos total certeza de que os escravos não lutavam para permanecerem escravos ^^). Espero ter ajudado.

  • O colega deu o sincretismo religioso como um meio de conservar a cultura de matrizes africanas, mas, ao contrário, esse meio modificou a história; eles encontraram um saída para continuar com seus cultos religiosos. Não deixa de ser uma transformação de seu tempo.

  • Os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes transformadores de seu tempo

    A assertiva está correta, pois a sociedade brasileira se formou a partir de um grande processo de miscigenação. Ou seja é claro que os escravos "transformaram o tempo" dos senhores de engenho.

    Espero ter ajudado!

    CFO PMBA 2019.

  • . Algumas envolviam a preservação da própria cultura, como as práticas religiosas de origem africana, acriação da capoeira e a participação nas irmandades leigas. Para fugir à vida penosa,os escravos ainda faziam uso de outras estratégias, estabelecendo, por exemplo,“acordos” com os senhores e, no caso das mulheres, mantendo relacionamentosamorosos com eles.+++++=======os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes transformadores de seu tempo MELHOR COMENTÁRIO

  • PMBA2019.

  • 2. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Dentro do universo colonial, é importante destacar o cotidiano das relações escravistas. Embora muitos proprietários vissem os cativos como simples “coisas” e usassem a força e outros recursos para conservá-los nessa categoria, _____________________________.

    a) os escravos, os libertos e seus descendentes foram agentes passivos mesmo diante das imposições feitas pelos proprietários. ERRADO. Desde o início da escravidão ocorreu uma forte resistência africana através de fugas, quilombos, abortos e suicídios, além dos elementos culturais como a capoeira e as religiões afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda.

    b) os escravos, os libertos e seus descendentes foram grandes parceiros dos indígenas no início da colonização portuguesa.

    c) os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes transformadores de seu tempo. CORRETO. Todo homem é agente da história. Os africanos foram agentes de sua história, principalmente no que diz respeito à resistência à escravidão e formadores da sociedade e cultura brasileira. 

    d) os escravos aceitavam as imposições culturais e religiosas da cultura portuguesa e, em razão disso, não podem ser considerados agentes transformadores de seu tempo.

    e) os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes conservadores de seu tempo. Foram agentes transformadores. Conservadores querem conservar a situação. É como lutassem pela manutenção da escravidão.

    Resposta: C.

      Históriador graduado na Universidade estadual paulista, licenciado em Geografia na Universidade paulista, professor na SEEMG e na CTPM (Colégio Tiradentes da PMMG) por 8 anos, professor na rede privada em cursos preparatórios de alto nível e professor de Ciências Humanas no Estratégia Concursos

    Link:https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-historia-e-geografia-soldado-pmba-ibfc..

  • Gabarito Letra C

    PMBA