SóProvas


ID
2499691
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. São divididos em diretos e indiretos. A classificação de direto e indireto é com relação ao produto feito ou serviço prestado, e não à produção no sentido geral ou aos departamentos dentro da empresa. (Martins – 2010)


Com base nas informações acima assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Custo de aluguel é custo INdireto, pois o seu gasto nao pode ser diretamente atribuível ao produto, devendo, por isso, se objeto de rateio, custo diretos nao sao objetos de rateio, como por exemplo a matéria prima.

    bons estudos

  • Renato, 

    A depreciação de máquinas e quipamentos é considerada como custo direto, pois pode ser atribuída diretamente aos produtos fabricados, errada ou mal elaborada a alternativa "d".

  • Analisando, temos:

     

     a) Alguns custos podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo (quilogramas de materiais consumidos, embalagens utilizadas, horas de mão-de-obra utilizadas e até quantidade de força consumida). Trata-se dos custos diretos com relação aos produtos. CORRETO! Os custos diretos são os que, por serem aplicados diretamente nos produtos, podem facilmente ser identificados e mensurados em relação a cada produto fabricado.

     

     b) Outros custos não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária. Trata-se dos custos indiretos com relação aos produtos. CORRETO! Os custos indiretos são os que, por não serem facilmente atribuídos a cada produto fabricado, necessitam de critérios de rateio para serem distribuídos aos produtos fabricados.

     

     c) O custo com aluguel por natureza é tratado como custo direto. ERRADO! Nesse caso, não confunda custo FIXO com DIRETO. Na verdade, aluguel de fábrica (É O QUE PRESUME-SE) é tratado como um custo fixo INDIRETO, mas deve-se usar o critério de rateio para que seja distribuído a PRODUTOS FABRICADOS. (No caso de aluguel de escritório/sede seria despesa)

     

     d) O custo com depreciação por natureza é tratado como custo indireto. CORRETO! Aqui temos, realmente, um exemplo de custo indireto. Atente-se: Depreciação de máquinas utilizadas na produção é um custo INVARIÁVEL, pois depende de quantidade produzida. Ou seja, é um custo variável indireto. Indireto, pois tem que fazer o rateio para os produtos fabricados!

     

     

     

    Bons Estudos!

  • Como a quantidade de força consumida pode ser diretamente atribuida ao produto?

  • Como a quantidade de força consumida pode ser diretamente atribuida ao produto?


    Coringa Concurseiro, a quantidade de força consumida pode ser diretamente atribuída ao produto por meio da horas gastas.

    EX: Em uma indústria de móveis, 5.000 unidades de mesas precisam de 80 horas trabalhadas por cada um dos 20 trabalhadores onde essa indústria, para cada hora trabalhada, arcou com 10 reais por operário. Dessa forma, a força consumida será de 16.000 reais (20x10x80) para produção de 5.000 unidades.