SóProvas


ID
2499718
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Do inglês Activity Based Costing (ABC), o custeio ABC é uma metodologia de custos que busca reduzir as distorções provocadas pelos outros métodos de rateio de custos indiretos.

II. Do ponto de vista conceitual, o custeio ABC não pode ser considerado a melhor metodologia para todas e quaisquer aplicações gerenciais. Alguns estudiosos advogam a não-necessidade de se implantar tal sofisticado sistema, outros afirmam também que o custeio ABC tinha ido longe demais na expectativa e na imagem que vinha recebendo das empresas de consultorias especializadas, classificando-o como uma panaceia, isto é, um remédio para todos os males. É um conceito que se enquadra nas mais atualizadas definições de ativo, no que se refere aos estoques. Esse modelo procura apurar os custos de atividades e o relacionamento com os produtos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Os trechos retirados pela banca compoe o livro de "análise de custos - Oscar Guimaraes Neto"

     

    Do inglês Activity Based Costing (ABC), o Custeio ABC é uma metodologia de custos que busca reduzir as distorções provocadas pelos outros métodos de rateio de custos indiretos.

    Os custos indiretos estão aumentando continuamente principalmente pela crescente complexi- dade dos sistemas de produção.

    Todos os indicadores de desempenho que foram criados com o passar do tempo não são suficien- tes para a empresa, pois é necessária uma comparação desses indicadores entre o nível desejado pela administração da empresa (orçado) e o efetivamente obtido (realizado). Seria interessante também a criação de alarmes para avisar a administração que este ou aquele indicador está abaixo dos parâmetros desejados.

    Outra dificuldade em se atribuir um custo aos produtos é a grande variedade de produtos e mo- delos produzidos na mesma fábrica, principalmente em alguns setores industriais.

    Uma correta alocação dos Custos Indiretos de Fabricação (CIF) aos produtos fica cada vez mais di- fícil devido à proporção dos custos indiretos em relação ao total dos custos e a diversificação das linhas de produto. Não mais podemos empregar arbitrariamente bases de rateio para apropriação dos custos indiretos aos produtos sob risco de graves distorções na formação do preço desses produtos.

    Do ponto de vista conceitual, o custeio ABC não pode ser considerado a melhor metodologia para todas e quaisquer aplicações gerenciais. Alguns estudiosos advogam a não-necessidade de se implan- tar tal sofisticado sistema, outros afirmam também que o custeio ABC tinha ido longe demais na expec- tativa e na imagem que vinha recebendo das empresas de consultorias especializadas, classificando-o como uma panacéia, isto é, um remédio para todos os males. É um conceito que se enquadra nas mais atualizadas definições de ativo, no que se refere aos estoques. Esse modelo procura apurar os custos de atividades e o relacionamento com os produtos.

    O custeio ABC é considerado ferramenta importante para a Gestão Estratégica de Custos, pois vai ao encontro de conceitos que fazem parte da chamada Filosofia de Excelência Empresarial (MARION, 1993):

    bons estudos