SóProvas


ID
2500936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O processo de saída do Reino Unido da União Europeia — conhecido em inglês como Brexit — coloca desafios tanto para o governo britânico quanto para os demais países europeus. A esse respeito, julgue (C ou E) o item a seguir.


As negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia foram formalmente iniciadas, em março do corrente ano, pela primeira-ministra Theresa May, com o acionamento do artigo 50 do Tratado de Lisboa, após ela ter obtido autorização do parlamento britânico, e devem ser concluídas em dois anos, podendo, porém, ser prorrogadas caso haja consenso entre todos os envolvidos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Com uma carta de oito páginas a ser entregue ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, por volta das 12h30 (8h30, em Brasília), o Reino Unido dará início oficialmente a sua retirada da União Europeia nesta quarta-feira (29 de março de 2017).

    A carta, assinada pela primeira-ministra Theresa May, será entregue pelo embaixador britânico na UE, Tim Barrow, e simboliza o acionamento do Artigo 50 do Tratado de Lisboa. Uma cópia deve ser lida por May no Parlamento britânico.

    Tusk prometeu informar na sexta-feira as primeiras diretrizes do processo de negociação entre o Reino Unido e os outros 27 países da UE, mas uma resposta formal do bloco dificilmente será divulgada antes do primeiro encontro oficial dos demais membros, já sem o Reino Unido, em 29 de abril de 2017.

    Esta é a primeira vez que o artigo, criado em 2009, é invocado por um país que decide deixar o bloco. O processo deve ser concluído em dois anos, no dia 29 de março de 2019. Esse prazo só pode ser prorrogado com uma aprovação unânime de todos os países da União Europeia.

  • GABARITO CORRETO

     

    Em 13 de março de 2017 ambas as câmaras do Parlamento do Reino Unido rejeitaram emendas que poderiam prolongar o processo de retirada do país do bloco, permitindo assim que a primeira-ministra Theresa May a denuncie formalmente o Tratado da União Europeia e inicie as negociações.

    Acordo de transição ==> O Artigo 50 dá a largada para dois anos de negociações simplesmente para estabelecer os termos do divórcio, principalmente a divisão de bens.

     

    Principais pontos:

    O Tratado de Lisboa é um tratado que foi assinado pelos Estados-membros da União Europeia ... que reformou o seu funcionamento..

     

    O Artigo 50 ou cláusula de retirada é parte do Tratado Europeu de Lisboa, que foi assinado em 2007 e entrou em vigor em 2009. "Todo Estado membro poderá decidir, em conformidade com suas normas constitucionais, se retirar da União"

     

    A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é apelidada de Brexit, palavra-valise originada na língua inglesa resultante da junção das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída)

     

    Comunidade Econômica Europeia (CEE)===>   É a precursora da UE.

     

    Em 1975, foi realizado um referendo sobre a permanência ou não do país na Comunidade Econômica Europeia (CEE). O resultado da votação foi favorável à permanência. ....novo referendo, realizado no dia 23 de junho de 2016...O resultado da segunda consulta foi o oposto à primeira, foi favorável à saída. Na ocasião, 51,9% dos britânicos optaram por deixar o bloco, o que provocou a queda do então primeiro-ministro, David Cameron.

     

    "Hard" Brexit, "soft" Brexit   ==>  É a dicotomia utilizada no Reino Unido para se referir a uma saída total ou parcial da UE.

    Em meados de janeiro, Theresa May colocou fim à incerteza e esclareceu que buscará um Brexit "duro" ("hard"), ou seja, a renúncia ao mercado único para poder controlar a imigração, a principal mensagem que os britânicos transmitiram com seu voto, segundo ela. O Brexit "soft" teria consistido em permanecer no mercado único.

     

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-um-breve-dicionario-do-brexit.ghtml

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/brexit-reino-unido-entrega-carta-e-da-inicio-a-saida-da-uniao-europeia.ghtml

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%ADda_do_Reino_Unido_da_Uni%C3%A3o_Europeia

     

     

     

  • A CESPE so fez questoes de atualidade dessa prova DIPLOMATICA ,so tem ela parece.kkkk

  • CERTO

     

    1°Ministra do UK      --> Theresa may

    Acordo de transição -->  O Artigo 50 dá a largada para dois anos de negociações

     

    OBS:

    Tratado de Lisboa é um tratado que foi assinado pelos Estados-membros da União Europeia. [reforma]

    Brexit                         --> Saída do reino unido da união européia.

     

  • Não sabia que o prazo pode ser prorrogado.

  • "O artigo 50.º inicia o prazo de até dois anos que só pode ser prorrogado por unanimidade de todos os governos da UE".

    http://m.jb.com.br/economia/noticias/2017/03/30/the-economist-a-contagem-regressiva-para-o-brexit/

  • No processo de saída do Reino Unido do Brexit, que foi formalmente iniciado por Theresa May, o Artigo 50 do Tratado de Lisboa é considerado o ponto de partida em relação aos dois anos de negociações para se estabelecer os termos da separação de definitivo do país em relação ao bloco.

    É o Tratado de Lisboa que trata sobre a retirada de Estado-membro da União Europeia. A seguir, o conteúdo do Artigo 50 do Tratado.

    1.        Todo Estado membro poderá decidir, em conformidade com suas normas constitucionais, retirar-se da União.

    2.        O Estado membro que decidir retirar-se notificará sua intenção ao Conselho Europeu. À luz das orientações do Conselho Europeu, a União negociará e celebrará com esse Estado um acordo que estabelecerá a forma de sua retirada, levando em conta o marco de suas relações futuras com União. Este acordo será negociado com base na seção 3 do Artigo 218 do Tratado de Funcionamento da União Europeia. O Conselho o celebrará em nome da União por maioria qualificada, prévia à aprovação do Parlamento Europeu.

    3.        Os Tratados deixarão de ser aplicados ao Estado de que se trate a partir da data entrada em vigor do acordo de retirada ou, em sua ausência, aos dois anos da notificação a que se refere a seção 2, salvo se o Conselho Europeu, de acordo com dito Estado, decidir por unanimidade prorrogar esse prazo.

    Resposta: Certo

  • Na verdade foi formalmente iniciado em 2016, mas tudo bem. Dá pra deixar passar.

  • Considerei a informação apresentada como incorreta pela seguinte frase "após ela ter obtido autorização do parlamento britânico", pois o fato de Theresa May propor um Brexit suave, não foi aprovado pelo parlamento, visto que não era isso que a população desejava.

    Talvez eu teria recorrido contra o gabarito.

  • GAB C

    Complementando os colegas :

    Os pró Brexit defendem a ideia de um "Reino Unido global", o "Global Britain". Ou seja, um Reino Unido mais voltado às relações bilaterais para firmar acordos de livre comércio em todo o mundo, especialmente com os Estados Unidos.

     

    Com base na ideia do "Global Britain", o Reino Unido já assinou acordos comerciais pós-Brexit com Japão, Canadá, Suíça, Singapura e vários países latino-americanos liderados pelo México e Chile. E está negociando com Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, entre outros, segundo informações da agência France Presse.